quinta-feira, 11 de junho de 2015

Encarar ou não uma segunda gravidez?


Eu já tô na metade da segunda gravidez, então essa pergunta não vale pra mim hahaha. Mas vale pra quem tem peguntando o que eu estou achando de estar grávida novamente e pra quem tá em dúvida se engravida ou não mais uma vez.

Então resolvi fazer dois tópicos sobre o assunto. Lembrando que eu estou falando APENAS da gravidez, pois como não tem bebê nascido, ainda não sei nada sobre ter mais de um filho.

1- Por que NÃO engravidar novamente?
Uai, porque mesmo quando dizem que uma gravidez é diferente da outra, ela pode ser como a outra, ou seja, você terá que encarar toooodo aquele mal estar novamente e dessa vez, com um filho pendurando em você. E se você não passou mal da primeira, vai que passa da segunda. Sem falar no sono. Antes, você podia chegar do trabalho e dormir direto até o outro dia, agora não. Agora tem um filho pendurado em você. Antes você podia dar caminhadinhas pra aliviar os gases, agora é mais difícil, porque tem todas as obrigações de um filho nascido pendurado em você. Antes você tinha menos dores na coluna, agora não, agora tem um filho pendurado em você. Deu pra entender que a vida não gira em torno da gravidez, como na primeira vez, né? Tudo continua em torno do filho pendurado em você e você geralmente só vai se lembrar que está grávida quando alguém comentar da sua barriga. Do contrário, grande parte do dia será sem regalias de grávida. Por isso, minha amiga, pense bem meeeesmoooo se você quer engravidar novamente, principalmente se você ainda amamenta, pois pode parecer lindo amamentar grávida, mas quando você começa a sentir na pele as dificuldades de ver seu leite diminuindo e um desmame não planejado aparecendo, muitas lágrimas irão rolar. E considere também a idade do filho pendurado em você. Aqui a diferença será de mais ou menos 2 anos e 1 mês, ou seja, minha mais velha pendurada ainda estará muito pendurada e então há mais lágrimas para rolar no puerpério do que o normal. Se você não estiver disposta a encarar dificuldades, então não engravide.

Credo... Nem mais um irmãozinho?


2- Por que engravidar novamente SIM?
Bom, porque dificuldades existem em qualquer fase da vida, até na vida de mulheres que não querem engravidar. Então se o desejo brotou, se tem crescido aquela vontade, não vejo motivos para ficar evitando excessivamente uma gravidez.
Vale a pena engravidar pela segunda vez porque estamos mais maduras, mais seguras. Por exemplo, como a Alice ainda é pequena (mas não tão bebezinha dependente), eu vivo uma gravidez mais natural, pois não tem aquele foco o dia inteiro na gravidez, já que o foco é mais na Alice e suas necessidades diárias. Então quando vejo, o dia passou, a noite chegou e deu tudo certo, tá tudo bem com o neném da barriga, que mexe e remexe quando me deito.
Vale a pena engravidar pela segunda vez porque é muito legal ver que vai ter mais bebê em casa! Que a Alice vai ter uma companhia. Irmãos são interessantes. Há quem diga que com a diferença de idade não tão grande, as coisas serão mais fáceis. Até acredito. É melhor aproveitar que tô no embalo, então quando passar, vai ter passado tudo. Ciúmes irão existir em qualquer fase. Colos não serão perdidos, serão divididos e não há nada mais bonito na vida do que aprender a dividir. Alice e seu (sua) irmão (ã) irão aprender desde muito cedo o que é compartilhar tudo dentro de casa. Nós, os pais, teremos mais uma grande lição na vida e mais coragem para enfrentar os problemas, porque se tem uma coisa que um filho ensina é enfrentar problema. Imagina dois filhos.
Muitas pessoas vão nos chamar de doidas, corajosas. E muitas pessoas vão nos olhar com os olhos cheios de água e dizer que somos abençoados por gerar mais um. Prefiro ficar com essas pessoas quem enchem os olhos de água. Não somos doidas nem corajosas. Somos pessoas que fazem escolhas e encaram as responsabilidades dessas escolhas com muito amor. Por isso os olhos enchem de água.
Já conhecemos um pouco das dificuldades e estamos aqui para encará-las de novo, simplesmente pelo motivo de que amamos isso. Amamos filhos pendurados na gente! Não estamos perdendo nossas vidas, estamos recomeçando. Uma gravidez é sempre um recomeço.
Tá, talvez somos doidas e corajosas. Quando me lembro dos primeiros meses da Alice, me sinto um pouco doida de ter escolhido passar por tudo aquilo de novo. Ai ai ai, que que eu fui arrumar???
Mas a coragem e o prazer da maternidade passam por cima de tudo, não sei explicar. Dá até vontade de engravidar pela terceira vez. Essa tal da barriga de grávida é um trem viciante.
Sobre engravidar amamentando, falei bem o que aconteceu comigo (veja textos anteriores) e o que parecia um terror, na verdade foi um passo a mais no meu amadurecimento com Alice e não houve sofrimento como parecia haver. Tudo passa, gente. E o que aconteceu comigo pode não acontecer com você.
Ah, dá pra descansar sim. Eu sempre deito num colchão ou sofá com Alice após o almoço e ficamos lendo historinhas ou vendo alguns vídeos (nos vídeos eu cochilo e ela vê sozinha hahaha). A gente vai se adaptando, é muito interessante.
A vontade está surgindo? Quer engravidar novamente? Ouça seu coração, sua alma, escute o que você tem a dizer e então aproveite.

Tudo passa, não é? Só não deixe o tempo passar tanto.

A rotina se refaz, como em tudo na vida.