quinta-feira, 8 de agosto de 2013

As dores e as delícias de ser uma grávida

Tudo nessa vida tem o lado bom e o lado ruim e na gravidez não poderia ser diferente. Estou adorando estar grávida e ainda que os incômodos permaneçam cada vez mais, engravidaria novamente e depois outra vez and outra vez. But, como nem tudo são flores, em alguns momentos eu “sofro”. Resumão de tudo:

PRIMEIRO TRIMESTRE (até o fim do 4º mês):
Dores
O meu primeiro trimestre não foi nada legal. Tive muito sono, cólicas, enjôos e azias. Cochilava no trabalho, não conseguia render nada, tinha medo de levar broncas, perdi boa parte do meu bom humor, segurava pra não vomitar nas reuniões, quis largar tudo, viver no mato sozinha e sem amigos, inclusive sem o pai da criança. DRAMA total. Vomitava antes de trabalhar, chegava do trabalho e dormia até o dia seguinte. Chorava de raiva do meu estômago, planejava nunca mais engravidar, emagreci 2 quilinhos ao mesmo tempo em que algumas calças ficaram apertadas. Odiava o fato do pai da criança não sentir nada e de vez em quando ainda sair e ficar até de madrugada na rua pra “despedir da vida de solteiro porque a gente vai morar junto e eu não vou mais sair tanto com meus amigos” enquanto eu dormia passando mal (calma, gente, ele não fazia farras, bebia e pegava todas. Era apenas momentos com os amigos mesmo......................................................... EU ACHO). Não foi a melhor época da minha vida e eu desapareci da sociedade.

Delícias
O lado bom de tanto sofrimento foi entrar em estado de choque algumas vezes ao dia lembrando “gente, to grávida!”. Como a barriga ainda não aparecia, eu me lembrava do nada que tinha algo crescendo em mim e por isso eu não estava passando bem. Sem falar no positivo aparecendo no teste. A segunda listra me fez sentir um monte de coisas ao mesmo tempo e meio que não dava para acreditar no que eu via. Era um misto de “uhu, vitóóóriaaaaa” com “uai, sério? E agora?”. E foi isso. As delícias foram apenas estas no começo.

SEGUNDO TRIMESTRE (do 5º até começo do 7º mês):
Dores
Tive crises existenciais. Foi no período em que me mudei com o namorado e passamos a dividir o mesmo teto. Dormir junto com alguém que rouba travesseiros, cobertas e ainda conversa de noite foi um sacrifício! Pobre pai da Alice... nem desconfiava que eu arquitetava momentos de fuga enquanto sorria falsamente durante um almoço. Acho que não demonstrei tanto ou ele fingiu que não percebeu. Mas durou apenas 1 mês minha vontade de desistir de tudo e correr para o meio do mato. Basicamente foi só isso, já que os incômodos físicos do início estavam sumindo. Ah, também comecei a me cansar com mais facilidade para andar e odiei TODAS as lojas que diziam vender roupas para grávidas.

Delícias
Nada melhor do que uma barriga de grávida aparecendo e as pessoas querendo colocar a mão.  Se tem uma coisa que eu acho legal, de verdade, é o povo colocar a mão na minha barriga. Isso realmente não me incomoda. Comecei a passar óleos sem enjoar do cheiro, comecei a fazer mais fotos da barriga e os chutes e movimentos do bebê começaram a ficar mais evidentes. Depois que as crises existenciais passaram, começou a ficar legal morar junto, até ficava carente quando ele ia pra faculdade. Comecei a usar mais roupas de grávida, não passava mal, comia tranquilamente, voltei a aparecer para a sociedade. O amor estava no ar até quando minha bexiga era pressionada pela Baby Fruta que só crescia! Agora sim, eu realmente estava grávida, de peitos com veias aparecendo, barriga grande e tudo!

TERCEIRO TRIMESTRE (meio do 7º até hoje e até Alice nascer):
Dores
Nunca fiz cirurgia de redução de estômago, mas sinto como se tivesse feito porque nada cabe nele, apesar da fome. Nunca comi uma melancia sem picá-la e mastigá-la, mas sinto como se tivesse comido e parece que minha barriga vai estourar. Nunca coloquei nada para prender minhas alças intestinais, mas sinto como se tivesse colocado pinças em cada alça para prender os gases aqui dentro e parece de novo que minha barriga vai estourar. Nunca tive crise de pânico, mas parece que tenho toda vez q respiro e falta ar, do tanto que to sufocada. Nunca coloquei um alargador nos ossos da vagina, mas meus ossos da vagina resolveram alargar e doer muito, junto com os ossos das costas e cóccix . Eu já era um pouco desastrada e desequilibrada, mas hoje sou mais, muito mais. Posso não ter ganhado estrias na barriga, mas ganhei arranhões de tanto esbarrar a barriga nas coisas. Posso não ter engordado muito, mas a bebê engordou e seu peso faz doer o pé da minha barriga enquanto mudo de posição ao dormir e enquanto ando a 2km/h. Ganhei um monte de celulites. Odeio sexo. Não gosto de sexo. Sexo pra quê??? Só se for pra ficar falando “ai, assim não”, “ai espera, não to respirando”, “ai, não põe tudo”, “ai, ela mexeu”, “ai, ta dando cólica”, “ai, quero fazer xixi”, “ai, vou cair”, “ai, assim dá gases”, etc. Acordo com fome de madrugada, acordo várias vezes pra fazer xixi e cochilo na privada, voltei a ter meu travesseiro roubado, voltei a ter o humor afetado por causa dos incômodos, tô com saudade do meu corpo antigo, de ser dona do meu corpo, de comprar roupas e calcinhas bonitas. Tô com saudade de dançar, de comer muito sem passar mal. Saudade de dormir com a barriga no colchão. Voltei a ficar lerda no trabalho, fico voando o tempo todo e cometo graves erros ortográficos. Por mim, já podemos finalizar por aqui e a Alice já pode nascer.

Delícias
A barriga tá bem vistosa e eu gosto. Baby Fruta mexe o dia inteiro. Acordo de madrugada e ela está lá mexendo. Ela se comunica com o pai. Quando tá há um tempo sem mexer e o pai põe a mão na barriga ou fala alguma coisa perto, ela mexe. Chuta o rosto dele. Alice começou a ficar mais presente, mesmo dentro da barriga. Ela é comunicativa e seu hobby é empurrar meu umbigo pra frente. Quando começo a filmar a barriga em movimento ela para tudo, parece que entende. Até agora quase não consegui filmar seus movimentos por causa disso. Tenho prioridade nas filas, assusto as pessoas fingindo que vai nascer (hahahaha), recebo comidas gostosas, recebo sorrisinhos pelas ruas, me envolvi ainda mais com blogs de maternidade, às vezes sou mimada, não preciso murchar barriga para fotos, vivo ganhando presentes pra mim e pra Alice, o quartinho de bebê já ta com cheiro de bebê por causa das fraldas... nossa, tem várias delícias, apesar dos pesares. E ao mesmo tempo que eu já quero que ela nasça logo, quero ficar mais um tempinho barriguda. E passou tão rápido, que agora começou a ir mais devagar.


Certeza que em breve estarei sentindo saudades disso tudo.


Estou com 35 semanas e 4 dias, mas tem fotinhas da barriga de 34 semanas, feitas pelo pai da Baby:






Esse aí é meu pai, o vovô Wadim.


9 comentários:

  1. Sua barriga tá linda, Carol!!! Acredita que só agora, com 30 semanas é que estou tendo sono? Tem hora que cochilo no computador do trabalho, do nada...Só agora que a azia passou também...Mas, as dores...como dói a barriga! Mas, como vc falou, nada melhor que sentir nossas babies mexendo né? A minha pula o dia inteiro aqui na minha barriga!!! =) Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Carol, tô me sentindo bem assim agora no terceiro trimestre. Saudades corpo, saudades roupas que eu amava, saudades de ocupar menos espaço nesse planeta, ao mesmo tempo, tô aqui toda faceira alisando a barriga e pensando no Arthur. Realmente são dores e delícias, uma montanha russa, haja paciência da gente e de quem convive conosco. Mas tudo isso vale a pena, não tem nada mais lindo do que gerar vida! Apesar dos pesares, nunca me senti tão mulher, nem tão plena como me sinto agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que barriga linda...
    Vc descreveu direitinho como é... rsrs acho que a maioria passa por isso...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai Carol,eu me divirto tanto com seus posts!!!
    E vou te falar só uma coisa: PARECE QUE ESTOU LENDO O MEU PRÓPRIO RELATO!!! Me identifiquei muito... Aliás,m acho que todas nós gravidinhas...rs BEM ASSIM MESMO!!!
    Contudo, penso que as dores serão TODAS esquecidas no momento em que vc vir sua filha e tê-la em seus braços e as delicias são infinitamente maiores!!! Não são???

    bjão,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, esqueci de dizer: Vc está lindaaaa!!!! Adorei as fotinhos!!!!

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Carol , olá mamae =) adorei seu relato mais confesso que adorei mais ainda suas fotos.Que lugar mais lindo.
    Parabeeens
    Bju
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai, Carol... passa rápido! Aí no final começa a ficar devagar demais... a gente fica ansiosa, 'nasce logo q já não aguento mais!'. Depois q nasce a gente sente saudade do barrigão de novo.. kkkkkk
    Vc contou detalhes q a gente não pensa em contar, mas é bem assim mesmo! Será q é assim pra toda mãe? As fases são tão parecidas... pq comigo tbm foi bem assim! A minha 'sorte' é q não tinha o pai da criança pra ficar querendo sexo e eu ficar dizendo essas coisas! kkkkkk Pq é complicado... incomoda msm... e tem mulher q diz q é uma das melhores fases pra sexo... CARAMBA!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Como não se identificar com seu post?!Rsrs, é bem assim mesmo, cada fase com as suas dores e delícias!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Que linda!
    E estou aqui na torcida por nós. Que tenhamos uma boa hora, bem naturalzinho... no tempinho dos nossos babies.
    Beijos

    ResponderExcluir