sábado, 19 de outubro de 2013

Foco, Força e Fé porque agora você é MÃE!

Sempre critiquei as pessoas que postam fotos em frente ao espelho, no banheiro ou na academia, com a tag #focoforcaefe. Ou quando as pessoas postam fotos com aqueles suplementos alimentares, saladinha de tomate e alface e a legenda é: foco, força e fé.

Não, pessoas, não. Vocês estão fazendo isso errado. Totalmente errado. Foco, força e fé pra ganhar massa muscular? Pra perder peso e postar fotinha de biquine na lancha do amigo riquinho?

                       VOCÊS SIMPLESMENTE NÃO SABEM O QUE É MATERNIDADE!

Vocês não sabem o que é trabalho de parto, não sabem o que é não dormir por mais de 2 horas e não sabem o que é amamentação. Não sabem o que é raiva e amor num mesmo minuto. Não sabem.

Se existe um momento da vida em que precisamos de ter foco, força e fé é na maternidade (e para alguns, na paternidade). Quando eu lia que ser mãe é abrir mão de várias coisas, é ficar sem dormir e é entrega, eu achava lindo e imaginava algo suave, mas não, é REALMENTE se entregar TOTALMENTE para um pequeno ser que precisa de você para viver. Vocês estão entendendo a gravidade da coisa? Um bebê precisa de você para VIVER. Olha o tamanho da responsabilidade. Olha o tamanho da culpa que nos atinge em alguns momentos por não termos feito algo direito.

Foco, força e fé pra ficar bem sem dormir
Depois que a Alice nasceu, a partir da sua terceira semana de vida, eu NUNCA MAIS, repito, NUNCA MAIS, dormi por mais de 2 horas, 2 horas e meia. Isso porque nas 2 primeiras semanas o máximo eram 3 horas seguidas de sono. Seja de dia, seja de noite, o ritmo é este. E uma pessoa com sono, cansada, sem dormir, não é uma pessoa normal. Minha grande sorte é que eu tenho minha mãe durante a semana para me ajudar e eu poder fazer xixi, cocô, escovar dentes, comer, tomar um banho melhor e tirar 2 sonecas no horário que a Alice dorme, pra tentar recuperar alguma energia. E nos fins de semana, tem o Marco Túlio, que também ajuda em algumas madrugadas, quando consigo acordá-lo depois de minutos quase gritando o nome dele e dando chutes, ele acorda e troca uma fralda, põe pra arrotar, faz dormir.

Foco, força e fé pra amamentar
Amamentar é lindo e fácil nas novelas e na campanha da televisão. Claro, amamentar é lindo também na realidade e não tem nada melhor do que nosso bebezinho no colo olhando pra gente, tomando um leite produzido pelo nosso corpo, feito para nossa cria. Mas não é fácil pra quem tá começando. GENTE! Não é fácil! Não é à toa que vemos muitos casos de mães que desistiram, que falaram que não tinham leite, que falaram que o leite secou. Até a gente pegar o jeito, requer muita, muita, muita, muita, muita paciência. E no começo (esse começo vai até quantos meses, my God?) o bebê mama muito. A Alice, com quase 1 mês e meio, mama entre 1 e 2 horas de intervalo. Seja de dia, seja de noite, seja de madrugada. E às vezes no meio do mamá você tá com fome, com vontade de ir ao banheiro, com sono, com muito sono, extremamente com sono, com coceira nas costas, com vontade de andar, com vontade de ir numa festa, com vontade de tomar banho, com vontade de comer chocolate ou pastel de queijo e muuuuuita gordura. E sem falar que nem sempre o bebê tá se alimentando, às vezes ele tá "chupetando", como dizem e, por mais que você esteja cansada, é tããão bonitinho, que você aguenta lá uma meia hora de bebê fazendo seu peito de chupeta (aí vem lá os palpiteiros falarem: vai deixar ela manhosa, heim?).
E quando o pediatra diz que seu leite tá pouco, que você precisa descansar pra produção leiteira normalizar e sugere dar Nan pra complementar? Você se sente o fracasso em pessoa, chora, xinga pensando "mas que maldita hora eu tenho pra descansar se eu nunca mais dormi direito na minha vida??????????????" E com muito foco, muita força e muita fé você vai conseguindo recuperar energia, come melhor, bebe muita água e volta a curtir adoráveis momentos de amamentação... até surgir a próxima crise, o bebê impaciente no peito, o medo de não estar fazendo certo. E vai indo neste ciclo.

Foco, força e fé para se entregar
Se entregar para não saber mais o que é dia e o que é noite. Não ver mais diferença entre segunda e sexta-feira.
Se entregar para não ter descanso, em fim de semana.
Se entregar para cuidar, para permitir que uma vida cresça graças a você.
Se entregar para alimentar.
Se entregar para brincar e trocar fraldas em qualquer horário.
Se entregar para receber dores nos braços e nas costas de tanto carregar um bebê, porque você é contra deixar chorando.
Enfim, se entregar para este amor incondicional que vem junto com um pacote de inseguranças.

Talvez ainda pareça pouca coisa lendo este texto. Talvez ainda pareça ser mais difícil ganhar músculos ou perder o culote do que viver o que foi descrito neste texto (espere a ter ver a barriguinha pós parto, querida. HA HA HA). E talvez ou com certeza seja preconceito da minha parte, mas se você posta que é preciso ter #focoforcaefe para comer uma saladinha com pó misturado na água, você não é de nada.
Fim.

MA-RA-VI-LHO-SA!!

Muio #focoforcaefe nessa cosia linda!

13 comentários:

  1. Tenho visto seus comentários e relembro tudo, é assim mesmo!!!! Mais com o tempo você acustuma, e o melhor é que você esquece, ás vezes alguém me pergunta eu digo não num foi assim comigo não, depois eu lembro. Como e duro ser mãe de primeira viagem. E não posso dizer que passa, mais novas dificuldades apareceram, meu filho esta com 1 ano e 6 meses, tinha que eu me pegava chorando no berço, não sabia se era canseira ou felicidade. Hoje cada dia mais lindo, e vejo o tanto que é bom ser mãe, mais nos primeiros meses não sabia. Quando eu digo que esquecemos eu digo que Deus manda filhos em mulheres por sermos fortes, dedicata e com um amor infinito. Porque mesmo sabendo de todas as dificuldades, e lendo seu texto e lembrando que tinha dia que não sabia quem chorava mais eu ou meu filho, no proximo ano vou ageitar mais um. Porque filho e muito bom!!!! É a razão das mudanças dos meus atos, habitos, da minha vontade de cada vez mais viver para vê-lo crescer. Daqui uns dias você vai entender do que estou falando, ainda é cedo para gostar de ser mãe!!!! srsrs Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem um dia (anos depois do parto) q a gente volta a dormir mais horas por noite. Aí vem as febres e vc não dorme de novo rs. Aí vem os pesadelos e vc acorda sobressaltada com o choro da cria. Aí a cria começa a mexer demais na cama e... começa a cair dela! E é a hora q vc não volta a dormir pra acompanhar o sono da cria, com medo dela ter se machucado. E às vezes não quer nem deixar a cria dormir por medo.
    Olha... dormir tranquilamente depois q a gente tem filho? Acho difícil! rs Mas a gente consegue dormir mais de 2hs por noite.
    Sem contar as outras coisas q nos faz pensar que somos pouco mãe... e isso não passa nunca! Ai, ai, ai... Foco, força, fé... e que Deus ajude!!! rs
    Beijo pra vc e pra linda!

    ResponderExcluir
  3. Aiii como tenho saudades de dormi. No começo Bernardo quase não acordava,agora com quase seis meses acorda em 3 em 3 hrs, E ainda por cima voltei a trabalhar,então cada dia estou mais cansada e estressada. Mais faz parte,é tanto amor que tudo vale a pena. Sua Alice ta linda. BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Não acho que seja coisa que se compare... Em qualquer um dos casos é preciso força, foco e vontade! Mas toda a gente sabe que ser mãe é imcomparavelmente mais complicado. O que nao implica que as pessoas que estão fazendo algo por si, pela sua vida achem que não é nada, que é fácil, que se faz facilmente sem força e foco. Queria eu ter essa força de vontade! E um dia, também espero ter força para ter um filho! :)

    ResponderExcluir
  5. Não acho que seja coisa que se compare... Em qualquer um dos casos é preciso força, foco e vontade! Mas toda a gente sabe que ser mãe é imcomparavelmente mais complicado. O que nao implica que as pessoas que estão fazendo algo por si, pela sua vida achem que não é nada, que é fácil, que se faz facilmente sem força e foco. Queria eu ter essa força de vontade! E um dia, também espero ter força para ter um filho! :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Entendo totalmente seu desespero. Eu achava q não teria mais fim. Mas lhe digo q tem. Pode pular de alegria daqui a 1a8m. Claro q os bebês não são iguais. Mas a minha está dormindo a noite toda durante 11 horas seguidas. Minhas olheiras se foram e eu estou bem descansada. Não sei por quanto tempo isso vai durar. Nem quero saber p não deixar de curtir a bonança atual. Tb nao tem regras. Mas acredito na teoria do vai e vem. Quanto mais vc vai, mais vem. Vem o que? O que vc deu. Vc nao tá fazendo a toa. Tenho certeza que terá um retorno. Mas tem um detalhe. Vc nao pode dar esperando receber. E pelo que tou vendo nao é séu caso. Portanto aproveite q já já vc vai curtir a bonança. Sim . Ela existe na maternidade!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol! Isso é temporário sim, as preocupações daqui a pouco serão outras, mas elas sempre existirão. Tenho mais de 30 anos e pra minha mãe eu ainda sou a cria dela, ela ainda se preocupa demais comigo e com as outras 3 filhas. É pra sempre! Foco, força e fé pra sempre!
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. haha, faço minhas as suas palavras... só quem passa sabe como é dificil... meu Deus... eu não imaginava que era tanto assim...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É bem assim mesmo. Amo ser mãe de um menino de 4 anos.
    Meu filho, meu companheiro, meu anjinho.
    Inseguranças surgem ao longo dos dias, mas somos MÃES, guerreiras com muita fé, foco e força.

    ResponderExcluir
  10. Sem palavras!!!!
    Você tem razão.... obrigada por cada detalhe postado
    ainda o guilherme nao nasceu mas eu sei q nada será facil
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente A.M.E.I este post!!! Aliás, adoro seus posts e super me identifico... Os meus não são tão diferentes... Sou assim como vc ts super sincera e intensa... Nem vou me estender aqui, como de costume, pq eu concordo com TUDO que escreveu, pq tb sinto e senti assim..... Só dizer mais uma coisa: ISSO PASSA E, ACREDITE, CADA DIA FICA MELHOR!!! O Davi está hj com 77 dias, ou seja, pouco mai de 2 meses e meio e é como se eu tivesse outro bebê em casa (estou escrevendo sobre isso).... Vc se lembra do meu post de 1 mês? No de 2 meses vc vai ver a diferença.... E qdo começar a falar do 3º vc vai achar que é outra pessoa escrevendo por mim.... Foco, força e fé mha amiga... Vc ta no caminho certo!!!

    bjãoooo,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ahh, adorei conhecer esse blog lindo aqui e estou seguindo!
    Cada postagem linda,gostosa de ler,tudo feito com muito carinho,que delicadeza :)
    Parabèns pela familia linda, sua pequena princesa Alice é linda,uma bonequinha *--*
    Muita saùde pra essa princesa *-*
    Quando quiser, sinta-se convidada a conhecer meu cantinho tmb, !?
    Big bj ;*
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Carol!#tamojunto amiga! a gnt ta vivendo tudo tao igual que seus posts poderiam ser uma continuaçao dos meus e vice-versa! Me add no face (jacky chimchek) p eu te add ao grupo de maes!! Beeijos

    ResponderExcluir