sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

4 meses de Alice e os mitos da maternidade


Começamos o ano fechando 4 meses com a Alice em nossos braços. No dia 2 de janeiro de 2014, concluímos 4 meses de colo vomitado, cagado, mijado e ocupado por uma bebê sorridente.
O que aprendi até aqui dá um belo de um livro. Incrível como ser pai e mãe é uma grande lição de vida.

E de lição em lição, quebrei vários mitos. Quebrei a cara. Mudei de opinião. Errei e aprendi.
Discordei e vi que eu estava certa. Achei que eu estava certa, mas estava errada. Enfim, o que EU, CAROLINA PEREIRA MARQUES, mais aprendi em apenas 4 meses, o que vi que não é nada do que falaram são as seguintes 4 coisinhas:

1.  Deixe chorar no berço. Bebês precisam aprender dormir a noite toda sozinhos
Aí você pensa que deixar chorar é para quando for mais velho, pois a criança precisa aprender a ficar sozinha. Mas me falaram isso, de deixar uma bebezinha de 2, 3, 4 meses chorando. NUNCA farei isso em idade alguma. Acho desumano. Já vi um casal de minha família colocar essa teoria em prática com um bebê de 1 ano e eu quase morria de agonia quando ele chorava chamando a mãe. Minha opinião: covardia. MINHA opinião.
Imagine você aí, crescida. Mora sozinha e não tá nos seus melhores dias. Cólicas, dor de cabeça, estresse. Resolve ligar pra mãe, ela mora pertinho, e pede mãe, "Vem me fazer uma visita, tô meio mal..."  Só você sabe o quanto um abraço da sua mãe seria bom naquele momento. Sentir o cheiro daquela mulher que você tanto ama resolveria seus problemas. Receber um carinho, um beijo na testa. Mas ela te responde, do outro lado da linha "Não filha. Você precisa aprender a se virar. Moro perto da sua casa, mas você precisa entender que está fazendo drama e eu não vou me deixar levar por suas chantagens. Mamãe te ama, mas vá dormir porque está tarde. Beijo". E não era chantagem... era apenas um abraço. Era apenas o rosto da sua mãe que você queria ver. Não era chantagem... E seu bebê, que mal sabe falar, teve de ser deixado chorando no berço, porque lhe ensinaram que bebês fazem chantagem e precisam ser independentes. Pobres bebês. Nunca deixei chorar e de repente Alice dormiu sozinha no bebê conforto. De repente ela dormiu sozinha quando a coloquei no berço para eu ir beber água. E sem precisar causar sofrimento, minha filha dormiu sozinha algumas vezes e só agora completou 4 meses.

2 - Evite dar muito colo, ou ela acostuma e você irá estragar seu bebê
Falando assim, parece que se eu "estragar" a Alice vou ter que devolver pra fábrica e pegar outra. De novo, um exemplo: Você chega em casa do trabalho cansado. Tudo que precisa é ver sua namorada/esposa e receber um carinho, deitar no colo dela e contar sobre o dia. O que ela te fala? "Hoje não. Ontem já te dei colo. Você tem que aprender a não sofrer. Já é grandinho, larga de ser dependente. O que você tem essa semana, heim? Desse jeito eu não vivo." Mas era apenas uma fase ruim que você estava passando. Um colo da mulher amada, mais nada, renovaria seus ânimos. Um cheirinho dela no seu pescoço, beijinhos. Você sempre foi independente, era apenas carinho o que queria.
Aqui sempre dei colo. Já passei alguns dias sem comer, sem fazer xixi, emagreci, fiquei com fome, mas nunca neguei o meu colo. Fui escravizada por ela? Não! Eu estava apenas seguindo meus instintos. Morri? Não. Tive (tenho) dor na coluna? Muita! Reclamei no Facebook? Demais!
É para isso que servem os pais, os avós, as visitas dos amigos, para dividir o colo. De repente passa. Já falei isso em outro texto, passa e passa rápido. Com só 4 meses Alice já brinca sozinha no berço durante vários minutos. Fica na cadeirinha, no carrinho. Sempre brincando com pezinhos, mãozinhas. E não precisei negar colo algum para ela começar a criar sua independência. É tudo tão simples, mas as pessoas complicam. Ela ainda demanda colo, tem dias que é mais frequente, tem dias que não. E assim ela cresce e não a vejo estragada, pelo contrário, é simpática com todos.

3- 4 meses? Já pode ir tirando a mamada noturna ou você nunca terá paz!
São 3 horas da madrugada. Você acordou sentindo fome e algo estranho naquela escuridão. Sua comida preferida está ali do seu lado. Seu marido também dorme ao seu lado. Nada mais gostoso do que comer um pedaço daquela comidinha e ficar de conchinha com o marido para dormir bem. Mas acabou de lembrar que um livro disse para você não comer nada de madrugada. Nem um pedacinho. Nada de lambidinha. A comida ali do seu lado. Você tem 30 anos, onde já se viu comer de madrugada aos 30 anos????? Então resolve chamar o marido, quer chegar seu corpo no dele, afastar aquela sensação estranha no seu peito. Marido diz: "Não. Durma sozinha aí. 30 anos e querendo afago de madrugada? Você está me escravizando, tirando minha paz. Aprenda a ficar sozinha no seu cantinho. Toma um bichinho de pelúcia aí, é seu amiguinho protetor. Um beijo, te amo, boa noite". E fica você, olhando o escuro, com fome e sem carinho.
Imagina para um bebê o que pode ser isso? Continuo amamentando durante as madrugadas. Agora é tão rápido. Às vezes ela dá uma choradinha, nem mama e volta a dormir. Já não precisa tanto de mim. Realmente tudo passa e vai virando saudades. Amamentar não é apenas matar a fome do bebê. E ainda insistem que formas de carinho são desnecessárias.

4 - Providencie uma chupeta, ou ela só se sentirá segura no seu peito e irá mamar o dedo até grandinha
Muita gente tem uma fotinha do bebê ainda na barriga mamando dedo. Dizem ser a coisa mais linda. De repente aquele mesmo bebezinho nasce e logo no primeiro dia de vida aconselham: "Dê a chupeta ou ela não vai pegar e você irá sofrer muito. Sem falar que vai chupar dedo." Uai, mas não era a coisa mais linda?
E outra, eu irei sofrer muito porque o instinto é um bebê sugar o peito da mãe para se acalmar e alimentar? Ou vou me sentir a mulher mais feliz do mundo por conseguir amamentar e proporcionar tanta coisa boa ao meu filho?
Ah, eu me lembro bem dos primeiros dias de Alice, em que no desespero eu cheguei a oferecer a maldita chupeta e sentia ciúme e frustração ao mesmo tempo. Que mãe nunca quase morreu de cansaço por ter que amamentar de 20 em 20 minutos e sonhava com uma mamadeira ou a tal da chupeta para ter uma folguinha? EU fui uma dessas mães. Mas Alice não quis. Ainda bem que ela não quis. Alice chupa seus dedinhos, às vezes os 10 dedinhos de uma vez. E aquela coisa de amamentar de 20 em 20 minutos sumiu. E vai voltar, imagino que com os dentes, outra dependência dos meus seios e, mais uma vez, eu serei paciente e esperarei a fase passar, mesmo que eu deseje uma chupetona na boca dela.
Eu mamei meus dedos. Não precisei de promessa de dar chupeta pra Papai Noel. No meu tempo, eu parei de mamar dedos e não me tornei uma pessoa insegura, pelo contrário. Sei que com Alice vai ser assim.
Se um filho só se sente seguro nos seios da mãe, que ótimo para essa mãe! Isso é o poder materno, aproveite! Somos poderosas mesmos, fomos feitas para isso.

--

Eu sempre faço questão de falar dos piores e mais difíceis momentos da maternidade, porque não fomos preparadas para isso. Banalizaram nossos instintos e nos prepararam para sentir amor incondicional super legal igual novela, para escolher marcas de mamadeiras, para recuperações de cesáreas, para segurarmos um bebê lindo e gordinho, para decidirmos a melhor creche, babá ou escolinha-que-legal-uniforme-e-lista-de-materiais-muito-fofo-põe-no-Instagram.

Então seu filho nasce e você escolhe amamentar exclusivamente e passa por dificuldades pois lhe mostraram marcas de mamadeiras ou mães sorrindo com um baby nos peitos. Amamentar não é nada disso.

Seu filho faz 4 meses, acaba a licença e você sofre por não saber onde deixá-lo, não confia em babás, creches e escolinhas não suprem suas necessidades e você sente uma culpa interna, uma sensação de abandono. Você não estava preparada para esse momento.

Você chega em casa com um bebê nos braços e acha que ele vai dormir e você poderá fazer as mesmas cosias que fez 2 dias antes, mas começa a dar tudo errado, você sente que não está gostando, se culpa, te julgam e te enchem de palpites e a maternidade se torna uma confusão que não mostram nas novelas.

Por isso quero quebrar estes mitos (e ainda quebrarei vários outros). Pois nos momentos mais difíceis, nos ensinam a negar carinho, a substituir o calor humano por Galinha Pintadinha. Vão te dizer que os bebês querem manipular. Vão te dizer para dar uma mamadeira que não faz mal, pois você merece descansar. Vão te dizer isso nos seus piores momentos, sendo que o que você apenas precisava ouvir era:
- Seja forte, vai passar. Peça ajuda para dividir calor humano, não substitua o que a natureza nos deu por produtos à venda. Pode reclamar, mas não desconte sua raiva no bebê.  Seja forte, aproveite cada minuto, até os de exaustão. Você não tem ideia do quanto sentirá falta dessa loucura um dia.

E com apenas 4 meses de Alice, começo a rir ao lembrar de quando eu a colocava apagadona no moisés, depois de 40 minutos dando peito, me deitava, ela acordava e eu chorava.
De repente, passou e já deixou saudades.

Próximos posts: Relato de Parto e Relato de Amamentação, mas não sei qual sai primeiro.

Pós-mamada, em paz


Mamou tanto que o cabelo cresceu igual o ao do pai


Família formada assim, do nada e que tá dando certo


Uhu! Cada dia mais durinha!





7 comentários:

  1. Que coisa mais linda!
    Direto entro no seu blog, mas nunca comento. Meu bebê tem dois meses e um dia, passando de blog em blog, achei o seu. Aí fico esperando por um novo post seu cheio de verdades...
    é isso mesmo que acontece.
    Tudo de bom pra vocês, sua filha é linda!

    ResponderExcluir
  2. Deusinhodoceu! Que menina linda! E que bacanas as fotos! Posso saber que camêra ou filme você usa? Aqui estamos com a fixação das bugingangas da Apple hehe. Ganhei uma Lomo e tô tirando algumas fotos, mas dependo de duas coisas: sair com dia de sol e que eu esteja em casa rs. Olha, vc me deu umas dicas bacanas e que ouço há tempos... Tipo, deixar chorar, quero tentar um dia... Somente um dia rs.. A chupeta conseguimos trocar pelo seio-chupeta, já que nem sai leite, mas Zoe usava para cair no sono. Bom fim de semana, rapeize! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah nem, como ela tá linda, carinha super esperta! Parabéns!
    Concordo com praticamente td que vc disse, por aqui tb não tenho preocupação nenhuma na bebe viver no colo e grudada no peito e pretendo continuar assim por um bom tempo!
    Só a chupeta que eu quis dar pq foi uma lembrança otima pra mim e ela felizmente pegou... mas por aqui eh só uma distracao, não ocupa o lugar do peito e nem do carinho!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  4. A Alice tá lindaaa!!!
    Também não deixo chorando no berço não....E coloco no colo! Essa fase é única e não vou deixar minha bebê sozinha num berço....Quero mais é ficar o tempo todo com ela!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol, filhota linda! Parabéns!
    Sinceramente, não sei como pode existir alguém que consiga deixar o filho chorando. Não estou julgando, não. Falo de coração. O choro de Artur é enlouquecedor! Eu não consigo... Pego no colo, faço carinho, faço tudo pra ele não chorar. Me dá uma angústia!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh!!! Carol, eu simplesmente amo os seus posts! E assim, falando desses mitos é ainda mais legal! Acho que vou fazer uma apostila com seus posts pra mim! É sério! Bom ler tudo isso antes de eu parir. Beijos pra ti e pra fofucha da Alice!
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não adianta, cada um tem suas verdades. Eu já concordo plenamente com esses "mitos" postados...e também tenho dificuldade de entender como alguém pode pensar diferente...como há pessoas que acham que se o bebê ficar 2 minutos chorando no berço porque você está ocupada ele vai se traumatizar pro resto da vida, que isso é uma crueldade horrível , etc...
    Mas entendendo ou não, eu respeito! :)
    Só passei pra lembrar que nem sempre a NOSSA VERDADE é A VERDADE...há muitas formas de fazer as coisas, nem sempre se trata de certo ou errado, mas do que dá certo pra dinâmica daquela família! ;)

    ResponderExcluir