segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Relato de Amamentação - parte 1

Resolvi compartilhar um pouquinho da minha experiência como fornecedora de leite materno via seios para Alice. Como não foi nada fácil no começo - e sei que não é para a maioria das mães - quero mostrar que pode dar certo e que o SEU esforço e a SUA vontade, junto com a AJUDA da família, podem sim mudar o rumo dessa aventura.

E antes de começar, quero deixar claro que sei de muitas mães que tinham o sonho de amamentar, mas por alguns fatores marcantes não foi possível. De mães que tentaram de tudo e se desgastaram. De mães que não tiveram ajudas e o estresse foi mais forte. Sei de todas vocês e não estou aqui para julgar, pois sei o quanto é difícil.
Mas sei também de mães que por luxo e vaidade, por preguiça de se informar, desistiram. Ah, me desculpem, mas eu julgo sim.

Vamos lá.

Quando Alice nasceu, eu achei que logo ela poderia ficar grudada comigo, o que não aconteceu. Deixar o bebê com a mãe o quanto antes, é um grande passo para beneficiar a saga da amamentação.
Eu nem vi direito ela nascendo, todos a pegaram antes de mim (me lembro de estar lá, recém cortada, cheia de sangue, na cama, mal me mexendo e vendo todo mundo com ela no colo e pensando: "tá bom, minha hora de pegar vai chegar" (eu, a mãe, esperando "minha hora", tem base?). Ela nasceu 23:40 e eu, apagada, via o vulto da enfermeira entrando no quarto e dando seringas de Nan pra ela (a pedido da pediatra) pela madrugada.

Minha sorte foi que, em tempo, no dia seguinte, perto da hora do almoço ou depois do almoço, uma enfermeira entrou e perguntou da amamentação, algo assim. Eu disse que ela não tinha mamado ainda. Assustada, a enfermeira ficou pasma com a pediatra, catou a Alice, inclinou a cama e enfim, colocou Alice pra mamar. Tive uma sorte grande. Ainda cheia de sangue e suja, Alice teve uma pega perfeita.
Mais tarde, entra a pediatra prescrevendo Nan. Eu digo que não, que ela já está em mim. Ela insiste, diz que Alice vai ter fome. Eu digo que não (sorte que li feito louca sobre amamentação e já sabia que iriam insistir para dar o Nan). Ela diz então que eu tinha que botar Alice pra mamar em pé. E foi aquela confusão pra tentar botar a Alice em pé, eu deitada, porque ia leite pro ouvido, ia dar otite, etc. Não me lembo direito. Sei que a pediatra saiu e prescreveu água pra neném. A enfermeira voltou, disse que nunca ouviu falar que bebê tem dor de ouvido por mamar deitado, achou a pediatra doida e botou Alice pra mamar novamente e deu tudo certo. Tive sorte da Alice não querer mamar na frente das visitas. Acho que as primeiras mamadas requerem extrema privacidade.

Então chegamos em casa. Era um relógio, mamava de 3 em 3 horas. No terceiro dia, tomando banho, meu leite desceu e jorrou. Meus peitos endureceram. Li que era bom ordenhar antes do bebê mamar. Passei uns 3 dias ordenhando de madrugada. Aprendi técnicas, e eu mesma dava conta. Parecia tudo certo. Até que...

De repente, visitas all the time. Falavam: tem que aproveitar pra dormir enquanto o bebê dorme. Eu olhava Alice dormindo, olhava pra cara da pessoa e pensava (então por que você não vai embora pra eu dormir?) e dizia "é, tem mesmo". De repente o telefone não parava de tocar: "Alice tá dormindo ou acordada?". Passava um tempo, de novo: "Alice acordou?". Aí, ela acordava, era hora de mamar e platéia esperava ela acabar. Eu pensava: anda, mama logo, tem gente esperando. Grande erro.
Ok, então venham ver Alice mamando mesmo: olha, só... fazendo seu peito de chupeta. Mas tá mamando até agora? Mas tá mamando de novo? Olhaí, pode tirar, tá chupetando. Deixa eu pegar? Ai, eu queria tanto que ela acordasse.
Alice dormiu, hora da minha janta. Visitas. Sem avisar. Sem saber se eu poderia recebê-las. Cadê Alice? Dormindo. Tô atrapalhando você jantar, né? Vamos ver Alice rapidinho. Mas e aí, como foi o parto? Ela mama muito? Nossa, eu não aguentei, dá uma mamadeira pra você ver, dorme muito.

De repente, fui ficando acabada. Tira leite, pede pro seu marido dar de madrugada para você descansar. Não vale levantar ao ouvir o bebê chorar. Então dá Nan mesmo, só pra você descansar.

Madrugadas afora sozinha com a bebê. Começava a chorar. Ela chorava. Marido roncava e nada via. No dia seguinte ele dizia: "é tão bom ter um bebê, né?" Não, não tava bom. Eu tava cansada, eu não aguentava mais, eu queria paz. Chorou de novo, me dá, quero dar meu peito pra ela. Sai todo mundo, peloamordedeus, me deixa! Eu não quero tirar leite. Chega mais visita. Cozinha uma bagunça. Eu tava fraca, já.

Alice chorava, chorava, chorava. Chorei pra minha mãe: "Mãe, é tão difícil! Eu achava que ia gostar de ser mãe, mas tá difícil". Culpa. Muita culpa. Ela era uma bebezinha. Visitas, gente que eu mal conhecia. Eu cheia de olheiras, de pijama desde a outra noite. E aí, tá gostando de ser mãe? Não é o maior amor do mundo?

Alice chorava, chorava. Socorro, novo pediatra, me ajuda. Ela não dorme. Mama de 20 em 20 minutos. Fica 1 hora no peito. Socorro. O que eu tinha lido e aprendido? Já nem lembrava mais. Tinha muita gente em cima de mim pra eu me lembrar de alguma coisa. Ah, querida, sua bebê tem fome. Vamos dar Nan. Chorei, me rendi ao Nan. Por quê?? Não tive meu parto normal e agora não tenho leite. Por quê?? Regrinha: dá peito, depois um tanto de Nan. Alice vomitou. NÃO VOU DAR ESSA PORCARIA! SE ELA VOMITOU É PORQUE TINHA LEITE MEU! Aperto meu peito, não sai leite. Desespero. Tenho ou não tenho leite? Você não sente seu leite sair ao amamentar? Não , não sinto. Mas ela tá engordando. Não, ela tem que engordar X gramas por dia, tá engordando só Xzinho. Dá mais Nan.

Mamava de hora em hora. De 40 em 40 minutos. Pediatra, tô cansada, é assim mesmo? Não, não é assim. É 20 minutos em cada peito e dar o último peito na próxima mamada. Ok, vou tentar. É de madrugada. Ligo cronômetro do celular, esperar 20 minutos e mudar o peito. Não adiantou nada!! Acordou de novo depois de MEIA HORA! Marca 20 minutos de novo. Ixe, dormi! Já se passaram 2 horas! Dormimos umas 2 horas nessa poltrona de amamentação. Próxima mamada. Dormi de novo. 1 hora dormindo na cadeira de amamentação. Não dá certo isso de 20 minutos em cada peito, Dr., eu durmo! Ah, chama o pai pra te ajudar. Mas eu chamo o pai, só que não é toda vez que ele ouve.... Outra madrugada. 20 minutos. Alice dormiu. Acorda ou não? Passo ela pro outro peito, ela não acorda. Que bosta! Odeio 20 minutos! Alguém pra colocar ela pra arrotar? Acorda aí Marco Túlio, me ajuda. Não, ele não ouve. Chuto suas pernas, ele não acorda. EU ODEIO TODO MUNDO! Não presta nem pra acordar! Choro. Alice chora. Tô caindo de sono, tem fralda pra trocar. Acorda Marco Túlio, me ajuda. Alice chora. CALMA AÍ, ALICE, ME AJUDA TAMBÉM! - foi meu limite. Me peguei gritando com uma bebê de 1 mês, ou nem isso. Ela não parou de chorar. Eu chorei mais. Desculpa, desculpa.

E foi isso que passei durante o primeiro mês, caindo no golpe do Nan mais algumas vezes e ela vomitando. Até que resolvi dar um basta.
Não quero mais visitas. Chega. Vou aceitar as ajudas sem pensar que estou incomodando. Chamei uma enfermeira consultora em amamentação. Mas sua filha está ótima. Olha só, alegrinha, esperta, fazendo cocô e xixi, não tá? Tá. Então tá tudo bem. Deixa eu ver seus seios. Olhaí o tanto de leite. Uai, mas quando eu aperto não sai. Mas é assim que ordenha. Eu sabia ordenhar, mas esqueci nessa loucura.

Mas eu consegui. Voltei pro meu eixo, voltei a reler com calma tudo que eu havia lido. Ela fica 1 hora mamando no meu peito? Então vai ficar. Enquanto isso eu durmo ou participo dos grupos de mães no Facebook. Tem gente esperando na sala pra ver a bebê? Então vão esperar. O que importa é a Alice, que é um ser humano e não uma boneca pra todos ficarem pegando.

Como fiz dar tudo certo? No Relato de Amamentação - parte 2 vou contar, já tá muito grande esse texto.


10 comentários:

  1. Olha, aqui em casa deu um pt desses tb quanto a leite... Mulher infelizmente sofre mais... É a mais sensivel... Minha esposa fez de tudo para dar mais leite, mas durou apenar um mês e meio, e o que saiu foi pouco, mas essencial. E estamos bem a formula, e Zoe tb, saudável. Mal necessário esses complementos.. :/ Ai depois vc conta o epílogo na sua saga rs bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. incrível como em todas as tuas postagens sinto que foi eu quem escreveu o texto... aqui é td igual... tanta gente me sugerindo tanta coisa...
    o Nan tá lá no armário, ao total de um mês e 12 dias, duas tentativas influenciadas, mais nada além de 20 ml em cada... é de mim que ela precisa, e não do Nan... nem quem for pra ficar o dia todo no peito, como de fato é...

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, estou com 12 semanas de gestação e sem duvida alguma seu texto eh de grande ajuda, também tenho o desejo de amamentar exclusivamente e espero ter força como vc para conseguir. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. To co m vontade de xingar de falar muito palavrão mandar suas e minhas visitas p pqp!!
    Amiga desculpa haha desabafo !!!
    Aaaa manda p pqp as enfermeiras funcionárias do NAN , como q podem ter feito isso com vcs? Q desaforo .
    Vc é uma guerreira minha querida , alias somos guerreiras passei pelo msm surto ao brigar com o gui eu estava com mto sono e ele chorando ....
    Os dias os meses foram se passando e td virando relativamente ótimo .
    Agora amamentar p mim é prazeroso . E concordo tem mto mãe preguicosa .
    Bjo clone pq ne ? Me vejo falando esse relato rs

    ResponderExcluir
  6. Menina, mas que situação com esses profissionais de saúde duvidosos né? rs
    Mas ainda bem que no fim deu tudo certo para vc e a filhota!
    Graças a Deus Alice nunca provou outro leitinho, mas a parte das visitas me identifiquei 100%, é mto gente sem noção ao mesmo tempo né?
    No próximo bebê quero me recuperar em uma ilha deserta rs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Passei um bom tempo lendo seu blog (mesmo com sono pq a noite foi trash) , nossa me senti em cada linha que vc escreveu, estou nessa fase de medo do leite não estar sustentando a fome dela, afinal ontem em 2 horas ela mamou 4 vezes.
    Aqui ela ñ mama 30 minutos em cada peito de jeito nenhum, tentei 15 e nem isso, ela mama uns 20/25 em um só, qdo consigo que ela mame uma meia hora é qdo ela dorme melhor, mas ela é preguiçosa!

    Adora um colo, adora chupetar, mas tb tô na luta contra a fórmula por enquanto. amanhã tenho pediatra e se ela estiver ganhando peso vamos continuar assim !!

    E odeio visitas, vem nas horas que eu podia descansar rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Putz Carol!! su´per me identifiquei! Apesar de que aqui em casa o problema não foi a "falta de leite", ams sim a inexistência quase que completa de mamilo! Olha, vou te falar, que perrengue! Acho que não há nada pior que uma mãe com leite e disposição pra amamentar, mas com defeito técnico...rs aqui em casa as mamadas tem sido a base de bicos de silicone always, porém, tem dias que o Thomas simplesmente ODEIA o bico e não pega. Chora. Grita, urra! e por fim....nos rendemos ao LA, porque não dá tempo de eu tirar o leite e dar para ele na hora. Aí que acaba ficando praticamente duas mamadas de LA e uma de LM, porque não consigo tirar o leite o tempo todo.... Com isso, minha produção reduziu mega...mesmo tomando a tintura de algodoeiro, não extraio mais que 50ml com MUITA sorte. Tem dias que sai 20ml, 15....um saco, uma frustração, uam revolta....
    fora isso, vem as hordas de palpite: ah, ele não vai mamar mais que 3 meses. Ah, LA é rapidinho, dá mais sono.. Porra, não quero um filho que durma sempre. Quero um filho bem alimentado....Confesso que a amamentação pra mim tem sido um calcanhar de aquiles...mas.....vmamos que vamos...mal ou bem ele tem tomado meu leite, ainda que pouco e está forte! :-S
    As visitas eu cortei nas 3 primeiras semanas dele aqui em casa. PRecisávamos de um tempo e liguei p foda-se. Quando me ligam pra dar palpite, eu me corro, e fico muda! rs
    Bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa parte :

    O que importa é a Alice, que é um ser humano e não uma boneca pra todos ficarem pegando.

    o povo é muito sem noção com recem nascido
    e a fase até se adaptar não é da noite pro dia né

    que bom que tá tudo se ajeitando

    bjaooo

    ResponderExcluir
  10. Carol, como eu me emocionei lendo o seu post hoje! fui lendo e pensando que isso é tão comum... Sabe o que a gente deve aprender? A dizer não. Algo como: "Ah, estou indo na sua casa dentro de 5 minutos pra te fazer uma visita", e você quase zumbi, morrendo de vontade de tomar banho diz "Não, fulana, agora não posso, desculpa. Da próxima vez me avisa com mais antecedência". Sei que isso é difícil, mas seria o ideal mesmo... To doida pra ler o resto do seu relato! Beijos, Rita

    ResponderExcluir