terça-feira, 14 de outubro de 2014

Quem sou, onde vivo, o que faço, o que como, o que farei, o que serei e onde viverei?

Esses dias eu estava conversando com umas amigas, no Chá de Panela de uma delas, e me perguntaram: Carol, afinal, o que você faz?

Ao mesmo tempo que a resposta "Faço de tudo" saiu, me vi correndo atrás de Alice, com uma câmera na mão tirando fotos dos personalizados que eu havia feito e da festa em si, depois pegando o celular enquanto eu ligava pro pai vir buscar nossa filha e tirava uma foto dos convidados enquanto brincavam com Alice, Ficou confuso, mas é que realmente foi tudo de uma vez.

Eu gostei dessa pergunta porque ela mexeu comigo e eu ainda não tinha parado para refletir comigo mesma, apesar de estar tão claro e eu já ter dito várias vezes, que eu hoje faço maternidade e vivo maternidade.

Eu sempre fui muito ativa. Nunca fui de ficar parada. Quando mais nova, se eu não estava em casa, eu estava na rua com as amigas, no cinema, na praça, na sorveteria, na casa de alguém ou em festa até amanhecer. Fui crescendo, comecei a trabalhar, então se eu não estava no trabalho, eu estava na faculdade ou em festas até amanhecer. Arrumei um namoro sufocante  e passei a ser obrigada a ficar mais quieta, a valorizar outros programas, mas sempre trabalhando, doando minhas energias ao trabalho, já que eu não ia mais em tantas festas até amanhecer.

Quando saí de um emprego e fiquei 8 meses tentando decidir se voltava ou não pra Publicidade, eu arrumei logo outra coisa pra fazer. Por gostar de fotografias, comecei a trabalhar com fotografias. Mas nunca querendo ser A MELHOR FOTÓGRAFA da cidade, abrir estúdio, pegar grandes eventos. Era apenas uma fonte de renda momentânea. Então voltei a trabalhar em Agência Publicitária, e deixei lá todas as minhas energias, mas vez ou outra tentando fazer algo relacionado à fotografias, como renda extra e para não ficar parada em casa. Uai, da meia noite às 6 a gente pode fazer muita coisa.

Ok. Dei uma pausa na fotografia, inventei de fazer MBA, e lá se foram sábados e sábados dentro de uma sala de aula aprendendo finanças (onde eu tava com a cabeça)? Legal.

NADA disso me deixava completa ou realizada. Fiquei solteira ufaaaa, pegação finalmente e comecei a curtir a vida, mesmo com momentos sofridos de coração partido, pude relembrar minha época livreeeeeee uhuuuuu por um tempinho. Eu estava feliz no meu emprego, na Agência, tinha amigos lá dentro, povo jovem, horário do lanche, horário do café, das 8 às 18. Adorava quando tinha que viajar à trabalho, minha energia era toda ali. Algumas vezes sentava em casa realizada, mas ainda não era algo apaixonante, sabe?

No meio de tanta coisa, desde novinha, criança, sempre aquela vontade de ter filhos, sempre lendo blogs e sonhando com uma gravidez. E então eu tive a Alice. Aí a paixão veio com tudo.

Tudo que a gente faz nessa vida cansa. Mas ser mãe, no meu caso, é um cansaço com gosto de realização, mesmo nos momentos de ódio e arrependimento (sim, tiveram vezes que eu pensei que eu não devia ter transado sem camisinha, que ainda não era hora de eu estar com um bebê no colo). Ainda bem que passa.

Nisso tudo, porque ser mãe em tempo integral não é fácil MESMOOOOOOOOOOOO, eu precisava me sentir um pouco útil em outras coisas, comecei a sentir (sempre sinto) saudade de trabalhar fora, ver gente. Loucura achar que eu não sou nada útil sendo "apenas" mãe, mas o que eu farei da meia noite às 6 além de amamentar até hoje, 1 ano depois do nascimento da cria, a cada 2 horas (Alice reloginho)? E tinha o fato de ter que voltar a trabalhar. Meu coração não queria. EU não queria voltar.

Marco Túlio sentia necessidade de passar mais tempo com Alice e ele também não estava realizado. E naquele momento em que todos dizem que filho dá despesa, que temos que trabalhar muito pra sustentar um filho eu e o papai da Alice resolvemos LARGAR nossos empregos. Loucos!, ouvimos.

Porééééém, não foi uma decisão da noite por dia. Juntamos dinheiro para que pudéssemos passar 1 ano seguros. E no meio disso tudo, decidimos fazer uma renda trabalhando com fotografia, onde pudéssemos fazer nosso horário e não precisar de ficar longe da Alice.

Ha ha ha.

A vida ficou EXTREMAMENTE corrida. Ficamos exaustos, vimos que precisávamos diminuir o ritmo, rever prioridades. Mas conseguimos. Montamos até uma página do Facebook, olha: https://www.facebook.com/saladadefrutasfotografia .

Enquanto isso, há pouco tempo Marco Túlio começou em um novo emprego e eu comecei a inventar mais trabalho.

Por que eu inventei mais trabalho pra fazer em casa? Afinal, o que eu faço?

Não sei.

Ou melhor, sei.

Eu sou mãe e essa é minha prioridade. E eu comecei a sentir necessidade de respirar um pouco de outra coisa além de maternidade, como se fosse pra recarregar as baterias, sabe? E também quero um dinheiro extra sim. Então além da fotografia, que me faz feliz, comecei a descobrir o mundo dos personalizados ao comprar uma mini máquina de recorte, que se transformou em algo tipo terapia.

Essa parte de fotografia e personalizados não é minha carreira nem meu sonho de vida (mas tudo feito com muito amor e prezando sempre pela qualidade).
Minha carreira e sonho de vida ATUALMENTE é ser mãe da Alice e quem sabe mãe de mais uns tantos. É aí que vejo sentido na vida, sendo mãe. Sofrendo com os desafios e ganhando meu salário em forma de mais desafios maternos. Não é nada fácil e a vida é mais difícil, só que hoje eu aprendi a valorizar muito o tempo e conseguimos ter uma vida boa com a renda praticamente 50% menor do que antes. Se filhos dá despesas, depende. Depende do que você quer. Do que você acha necessário.
No momento, tá dando certo.

Então é isso. Vivo meus dias, assim como o pai da Alice, buscando o melhor como ser humano ao aprender com um bebê as razões de nossa existência neste planeta. Quando eu morrer, quero levar e deixar exemplos. Os bens materiais que eu poderia conquistar investindo numa carreira, no momento podem esperar, se é que vão chegar.

Amanhã, da meia noite às 6 posso inventar de vender pipoca na praça, quem sabe. O importante mesmo é a maternidade. É isso que tem me completado, finalmente.

Penso também em mais pra frente procurar um emprego fixo, porém meio período. Quem sabe, né?

Talvez, um dia, quando ser mãe não for mais aquilo que me faz completa eu possa fazer outra faculdade e me especializar em ajudar novas mães perdidas como eu sou hoje. Aí me sentirei realizada novamente.

Só sei que estou cansada feliz!

                                        Sei quem sou (mãe). Não sei quem sou (profissional)!


8 comentários:

  1. Esse post caiu como uma luva aqui. Acabei de pedir exoneração de um emprego público. Não quis mais, não me fazia mais feliz e eu queria ficar mais tempo em casa.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Carol!! Admiro sua coragem de enfrentar tudo de frente sem se acomodar...que tenha sucesso da forma que acha mais gratificante! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Carolzinha, vc e demais!!! (e eu continuo com este teclado desconfigurado, por isso vai tudo sem acento mesmo!!! rs)
    Em outras palavras, o que vc faz e ser feliz e faz uma menininha ainda mais feliz, ou vice-versa...rs
    Eu tb to aqui tentando me descobrir ou redescobrir como profissional... Pq como ser humano eu nasci mesmo e me descobri qdo o Davi nasceu!!!

    Bjaooooo, Adorei o post! Adoro vc!!!
    Bjo na mha norinha!!!!

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Carol, QUE LEGAAAALLL!!! Adoro pessoas que estão sempre em busca do novo e de mais conhecimento, reinventando-se!!! Adoreeeei vc estar cansada mas ainda assim achar que é melhor fazer outras coisas que dormir!! Hahahahahahahahaha...quero essa energia aí!!! Vai fundo nos seus planos e mude-os sempre que achar que deve!! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ah, que legal mesmo, Carol! Muito bom que você esta fazendo algo que gosta muito e ganhando uma grana com isso. Mas mais legal ainda é passar mais tempo se dedicando a Alice. Vou dar uma olhada na pagina no face.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Carol voltei !!
    Acho que todas passamos por essa fase, eu trabalho fora, adoro mas tenho sentido falta de algo novo e resolvi me aventurar no mundo das makes e cosméticos mais por distração do que pelo $$ propriamente dito !!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu post!
    Alice mama a cada 2h o dia todo ? Como vc faz pra descansar e trabalhar ?
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Carol vc ganhou sorteio do blog !!!
    Te mandei e-mail !

    beijos

    ResponderExcluir