sábado, 10 de janeiro de 2015

Desmama essa menina

Tibiga, minha tia-bisavó de 97 anos, esses dias, ao ver Alice mamando em mim, me disse:
- Você ainda tem muito leite?
- Tenho. Mama em um e vaza em outro até hoje.
- Que bom. Tinha uma prima que deu mamá até o filho dela fazer 6 anos. O médico falava que podia dar enquanto tiver leite.

Dr. Fulano, um médico otorrino de 30 e poucos anos, ontem, ao me receitar uns remédios para uma infecção que eu tive dentro do nariz, me disse:
- Vou te passar um monte de remédios pra isso aí.
- Ah, tah. Mas eu amamento.
- Ixe. Qual a idade do bebê?
- Tem 1 ano e 4 meses. - respondi cheia de pus, sangue e lágrimas.
- Que isso! Ela tá grande, não precisa mamar mais. Então para de dar mamá. Com um dos remédios não pode.
- Mas não tem como eu parar de dar mamá. Tem alguma outra opção? - ainda cheia de lágrimas escorrendo por causa do corte, da forma grosseira como foi feita o corte sem anestesia no meu nariz, que escorria sangue e pus.
- Não. Você tem que parar amamentar. Então para só enquanto tomar o remédio.
- Mas eu fico com ela o dia todo. Não é simples assim.
- Então dá uma vez por dia e já prepara pra desmamar. Ela tá grande. Vou diminuir a dosagem e você dá mamá no máximo 2 vezes por dia. Ah, e pra dor, não toma Novalgina normal que você tem em casa não. Toma Novalgina com sabor Sprite, bem melhor.

E saí da clínica cheia de patrocinadores em cada canto (inclusive a marca da tal Novalgina de Sprite) com 6 remédios prescritos, que dariam em torno de R$100,00 na farmácia. Chateada, ainda com lágrimas, sangue e pus, corri numa farmácia homeopática em busca de uma luz que substituísse pelo menos uns 3 remédios daquela lista e eu pudesse seguir amamentando como sempre fiz. Chegando lá, fui atendida pela farmacêutica responsável.

Pasma com o tanto de remédios, me perguntou como começou o problema no nariz, como foi o corte e foi fazendo as anotações de substâncias para meu preparo homeopático:
- E quantos meses tem a bebê?
- Ela tem 1 ano e 4 meses.
- Ahhh, Então você pode desmamar já, menina! Dá mamadeirinha e põe coisa amarga no peito. - disse ela, que um dia me vendeu um preparo para aumentar a produção de leite no comecinho difícil da amamentação.
- Não tem como eu desmamar.
- Eu sei, vai doer o peito desmamar de uma hora pra outra. Então pode tomar esse remédio que vou manipular, mas vai desmamando, viu?
- Viu. Muito obrigada.

Posso sair desse mundo ou voltar pra 1930, onde o médico tinha dito que podia amamentar enquanto tiver leite?

Por que implicam tanto com amamentação após 1 ano? Não só amamentação, vejo também mães, cujos filhos usam chupetas e mamadeiras, passando por pressões para tirar esses acessórios.
Talvez porque nem todos saibam, mesmo aqueles que se dizem médicos, que a OMS recomenda amamentar até 2 anos OU MAIS. Talvez nem todos saibam que bebês e crianças sentem necessidade de sugar, então se não tem peito, pode ser chupeta, mamadeira, dedo...
E tem também aquele negócio, a criança fica o dia inteiro com a chupeta na boca, depois toma leite na mamadeira. Isso pode. Mas mamar o dia inteiro não pode??? Ah, doutor otorrino, não existe nenhum, nenhunzinho remédio que poderia substituir aquele e eu pudesse seguir amamentando normalmente? Com tantos patrocinadores dentro daquele consultório, saí com a recomendação de amamentar no máximo duas vezes por dia, já ir desmamando e tomar Novalgina sabor Sprite. Nada poderia ser feito, não existe outro remédio, outra solução.

Enquanto grávidas, aprendemos sobre amor, aconchego e os médicos acham lindo o feto mamando dedinho dentro da barriga. Depois que nasce não pode dar colo, não tem leite suficiente, não pode deixar no peito mais que 20 minutos, não pode deixar o bebê chupar os dedinhos. Não pode e não pode. Fez 6 meses??? Corre pra começar o desmame. Fez 1 ano??? Desmama senão você fica desnutrida e o bebê muito inseguro e dependente.

Chega desse mundo chato. Chega de mandar tirar peito, tirar chupeta, tirar mamadeira, tirar dedo. Deixem os bebês sugarem! Deixem as crianças serem crianças. Sei que a gente sempre fala de outra mãe. Não importo que achem feio Alice ainda mamar, que achem feio criança de 3 anos mamando, cada um tem um gosto, cada mãe faz de um jeito, eu falo de várias, várias falam de mim e por aí vai. É melhor falar nas costas certas coisas, comentar com o marido, com uma amiga que a mãe tal faz isso ou aquilo do que chegar na cara da mãe e encher o saco com opiniões sem fundamentos. Deixem as mães serem felizes como elas escolheram ser. Aliás, deixem os seres humanos serem felizes, né?


Brincou

Fez careta

Mamou


9 comentários:

  1. Enquanto tiver leite darei de mamar a minha filha, Como eu trabalho é um momento que eu sinto que ela esta ligada a mim, e uma troca de amor incondicional.

    ResponderExcluir
  2. Posso desabafar também?
    Estou com infecção urinária. Graças ao bom Deus, minha médica é um amor e foi a ÚNICA pessoa além do meu marido a não falar um "a" sobre eu ainda amamentar e ainda gostou!
    Porém, enquanto isso, na minha família... O que eu mais escuto é desmama, desmama, até os 6 meses está excelente, desmama senão ela te mata, desmama que você vai acabar com você, desmama que ela vai ficar mimada a ponto de você não aguentar.
    Dei reação violenta ao antibiótico, estou lá eu, lutando para dar mamá depois de ter vomitado tudo e mais um pouco do que tinha no estômago, sem conseguir tomar água, uma dor de barriga do caramba e estou lá, dando o mamá para a minha bebê que AMA mamar, a segurança toda dela. E o que eu escuto?
    Desmama essa menina, olha só, seus peitos nem leite tem de tão murchos, sem comer nem vai ter leite mais...
    Sério, é uma indignação, é uma revolta, é muito pitaco para o meu gosto...
    E eu acho que tanta restrição para os pequenos, é para que a gente não possa fazer dos nossos filhos crianças mais felizes e seres humanos mais serenos.
    E sigo aqui, recuperando aos poucos e dando mamá sim! Quero ver quem vai me impedir.
    Força!
    Abços,

    Daniela

    ResponderExcluir
  3. Pior que ouvir de profissionais da saude esse absurdo, eh ver maes desesperadas que os filhos ja tem 10, 11 meses e elas nao aguentam mais dar o peito... GEnte....como pode ne, CArol??? Eu daria tudo pra ter conseguido amamentar o Thomas mais que eu amamentei! Fala serio!
    E da de mamar sim! hehe Sua tia-bisa eh q est'a certa!

    Bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amamentei pouco tempo mas gostaria de ter ido um pouco além..muitas amigas amamentaram até mais de 2 anos e eu vi o quanto sofreram pressão para desmamar os filhos...as pessoas não estão tendo muito tato...falam o que pensam e se metem na vida alheia mesmo se não perguntados...dificil!!

    ResponderExcluir
  5. Nem pra todo mundo é fácil amamentar Carol, então não podemos julgar aquelas que não aguentam mais... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso mesmo, Anônimo, eu não venho aqui publicamente julgar ninguém. Ninguém sabe o que se passa com cada mãe.
      Em meus textos eu relato o que se passa comigo e alguns comentários, mas nunca julgando. Leia melhor.

      Excluir
  6. Amei essa tia bisa!
    Força aí! Sempre vai ter alguém pra dizer que estamos fazendo errado.
    E melhoras!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Falar de amamentação sempre me emociona, isso tudo por causa da frustração que senti quando minha filha nasceu e eu não tive uma gota de leite, eu não estava preparada para isso, nem em meu pior pesadelo eu pensei que isso poderia acontecer, mais graças a Deus, ao meu marido e a boa vontade de uma enfermeira meu leite chegou e eu passei a amentar exclusivamente minha filha após 11 dias do seu nascimento, hoje com seus quase seis meses eu continua repetindo que quero amamenta-la enquanto ela quiser mamar, eu não estaria preparada psicologicamente para deixar de amantar, eu amo amantar. Não entendo essa mania que as pessoas tem de se meter na vida dos outros. Boa sorte com seu nariz e melhoras.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sessão de fotos no final do post. Brincou, fez careta, mamou! Isso mesmo!
    Parece mesmo que essa escolha (de amamentar) incomoda e eu também não entendo porque. Além da pitacada dos médicos, vizinhos, etc, por aqui, até minha mãe andou pregando e franzindo a testa. Eu que sempre fui contra chupeta, acabei cedendo a este acessório (isso é outra estória...) Durante o período em que ela usou a dita cuja, eu percebi exatamente este contra senso de aceitarem muito bem e até estimularem a chupetinha, mas olharem torto para quando a menina queria o mamazinho fora de hora. A chupeta já saiu do circuito. Quanto ao mamazinho, me desculpem os intrometidos, a decisão de parar será no meu tempo, no tempo da intuição materna que se manifesta em mim dia após dia.

    ResponderExcluir