quinta-feira, 11 de junho de 2015

Encarar ou não uma segunda gravidez?


Eu já tô na metade da segunda gravidez, então essa pergunta não vale pra mim hahaha. Mas vale pra quem tem peguntando o que eu estou achando de estar grávida novamente e pra quem tá em dúvida se engravida ou não mais uma vez.

Então resolvi fazer dois tópicos sobre o assunto. Lembrando que eu estou falando APENAS da gravidez, pois como não tem bebê nascido, ainda não sei nada sobre ter mais de um filho.

1- Por que NÃO engravidar novamente?
Uai, porque mesmo quando dizem que uma gravidez é diferente da outra, ela pode ser como a outra, ou seja, você terá que encarar toooodo aquele mal estar novamente e dessa vez, com um filho pendurando em você. E se você não passou mal da primeira, vai que passa da segunda. Sem falar no sono. Antes, você podia chegar do trabalho e dormir direto até o outro dia, agora não. Agora tem um filho pendurado em você. Antes você podia dar caminhadinhas pra aliviar os gases, agora é mais difícil, porque tem todas as obrigações de um filho nascido pendurado em você. Antes você tinha menos dores na coluna, agora não, agora tem um filho pendurado em você. Deu pra entender que a vida não gira em torno da gravidez, como na primeira vez, né? Tudo continua em torno do filho pendurado em você e você geralmente só vai se lembrar que está grávida quando alguém comentar da sua barriga. Do contrário, grande parte do dia será sem regalias de grávida. Por isso, minha amiga, pense bem meeeesmoooo se você quer engravidar novamente, principalmente se você ainda amamenta, pois pode parecer lindo amamentar grávida, mas quando você começa a sentir na pele as dificuldades de ver seu leite diminuindo e um desmame não planejado aparecendo, muitas lágrimas irão rolar. E considere também a idade do filho pendurado em você. Aqui a diferença será de mais ou menos 2 anos e 1 mês, ou seja, minha mais velha pendurada ainda estará muito pendurada e então há mais lágrimas para rolar no puerpério do que o normal. Se você não estiver disposta a encarar dificuldades, então não engravide.

Credo... Nem mais um irmãozinho?


2- Por que engravidar novamente SIM?
Bom, porque dificuldades existem em qualquer fase da vida, até na vida de mulheres que não querem engravidar. Então se o desejo brotou, se tem crescido aquela vontade, não vejo motivos para ficar evitando excessivamente uma gravidez.
Vale a pena engravidar pela segunda vez porque estamos mais maduras, mais seguras. Por exemplo, como a Alice ainda é pequena (mas não tão bebezinha dependente), eu vivo uma gravidez mais natural, pois não tem aquele foco o dia inteiro na gravidez, já que o foco é mais na Alice e suas necessidades diárias. Então quando vejo, o dia passou, a noite chegou e deu tudo certo, tá tudo bem com o neném da barriga, que mexe e remexe quando me deito.
Vale a pena engravidar pela segunda vez porque é muito legal ver que vai ter mais bebê em casa! Que a Alice vai ter uma companhia. Irmãos são interessantes. Há quem diga que com a diferença de idade não tão grande, as coisas serão mais fáceis. Até acredito. É melhor aproveitar que tô no embalo, então quando passar, vai ter passado tudo. Ciúmes irão existir em qualquer fase. Colos não serão perdidos, serão divididos e não há nada mais bonito na vida do que aprender a dividir. Alice e seu (sua) irmão (ã) irão aprender desde muito cedo o que é compartilhar tudo dentro de casa. Nós, os pais, teremos mais uma grande lição na vida e mais coragem para enfrentar os problemas, porque se tem uma coisa que um filho ensina é enfrentar problema. Imagina dois filhos.
Muitas pessoas vão nos chamar de doidas, corajosas. E muitas pessoas vão nos olhar com os olhos cheios de água e dizer que somos abençoados por gerar mais um. Prefiro ficar com essas pessoas quem enchem os olhos de água. Não somos doidas nem corajosas. Somos pessoas que fazem escolhas e encaram as responsabilidades dessas escolhas com muito amor. Por isso os olhos enchem de água.
Já conhecemos um pouco das dificuldades e estamos aqui para encará-las de novo, simplesmente pelo motivo de que amamos isso. Amamos filhos pendurados na gente! Não estamos perdendo nossas vidas, estamos recomeçando. Uma gravidez é sempre um recomeço.
Tá, talvez somos doidas e corajosas. Quando me lembro dos primeiros meses da Alice, me sinto um pouco doida de ter escolhido passar por tudo aquilo de novo. Ai ai ai, que que eu fui arrumar???
Mas a coragem e o prazer da maternidade passam por cima de tudo, não sei explicar. Dá até vontade de engravidar pela terceira vez. Essa tal da barriga de grávida é um trem viciante.
Sobre engravidar amamentando, falei bem o que aconteceu comigo (veja textos anteriores) e o que parecia um terror, na verdade foi um passo a mais no meu amadurecimento com Alice e não houve sofrimento como parecia haver. Tudo passa, gente. E o que aconteceu comigo pode não acontecer com você.
Ah, dá pra descansar sim. Eu sempre deito num colchão ou sofá com Alice após o almoço e ficamos lendo historinhas ou vendo alguns vídeos (nos vídeos eu cochilo e ela vê sozinha hahaha). A gente vai se adaptando, é muito interessante.
A vontade está surgindo? Quer engravidar novamente? Ouça seu coração, sua alma, escute o que você tem a dizer e então aproveite.

Tudo passa, não é? Só não deixe o tempo passar tanto.

A rotina se refaz, como em tudo na vida.

8 comentários:

  1. Carol, que barriga mais linda *-* é de encher os olhos.
    Concordo com TUDO oq vc disse.
    Realmente é muito dificil fazer tudo com uma criança pendurada em vc, mas tb é compensador. Ver esse amor de irmão crescendo na mesma proporçao da barriga da vontade de engravidar mais um, duas vezes. Verdade.
    Morôni é mais velho que Alice, ele terá 3 anos e 5 meses quando o bebe nascer, mas ainda assim é um baque, afinal o mundo gira ao redor dele, e nao parou de girar, apesar de girar mais lentamente. E quando o bebe nascer, por alguns dias (ou semanas) nao vai ser isso que vai acontecer.
    O jeito é a gt aprender a se dividir mesmo.
    E oq eu mais escuto nessa vida é que eu sou louca de ter outro bebe agora, com o Mori tao pequeno e tao mimado como é (aqui rola criação com apego, as pessoas de fora veem como mimo).
    Mas acho que vai ser MARAVILHOSO e que em mais 3 anos é capaz de ta surgindo um terceirinho kkkkk.
    Beijos

    (Qual a sua DPP ? )

    ResponderExcluir
  2. Super adorei seu post meu Bernardo está com 1ano e 6 meses e entrei no estágio de tentante tbm me achei louca por uns minutos até desisti por esses minutos mas depois o desejo e aquela bendita barriga de grávida me chama me grita então o jeito é se jogar rsrs parabéns!!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. ow minha linda, vc sim é uma corajosa a quem diga que engravidar um atrás do outro é cansativo e tudo mais, mas gerar mais uma vidinha é algo unico não é mesmo?
    Eu só de lembrar em ter dois guilhermes ja me da arrepios hahaha
    fiquem bem
    felicidades
    bjuuu

    ResponderExcluir
  4. Carol, vc tá LINDA!!!!!
    Sabe que eu, 11 anos depois, tô pensando em engravidar de novo? E aí uma amiga disse q o médico dela disse q tanto tempo depois, essa gravidez é como se fosse a primeira... bom... eu tô pensando! rs
    De vez em qndo animo demais! Depois desanimo demais... não sei se to bem certa ainda, afinal, eu tenho Sofia e marido tem mais duas moças (grandes, já). Me dei o prazo até os 35 anos... não tô tomando remédio a um ano... esse mês achei q tava grávida, mas não tava... enfim... vou levando e vendo o que Deus tem reservado pra mim hueheuheu
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Carol, sua barriga já ta grande e linda! Olha, penso todos os dias em ter um@ segundinh@, mas não será agora. Até acho que seria legal ter loguinho, mas não consigo, Liana tá pendurada demais em mim. Ela tá com 12 meses e muitos dias eu tenho que cozinhar com ela literalmente pendurada: no canguru. Fora isso, ela ainda acorda muitas vezes a noite. Se a minha segunda gravidez for meio parecida com a primeira, terá vômitos, e sozinha o dia inteiro, vomintando com a Liana não vai dar certo. Se a minha família estivesse perto pra ajudar acho que eu encomendaria logo. Mas aqui longe pra cacete de todo mundo, não dá.
    Espero que sua gravidez esteja indo bem! Beijos, Rita

    ResponderExcluir
  6. A barriga já é barrigão! Que legal!! Que venha cheio(a) de saúde!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol! Acompanho seu blog há bastante tempo. Tenho um filho de 1 ano e 8 meses, e me descobri grávida tb!
    Tua barriga ta linda! Força viu, que te traga muita alegria essa nova vida!

    ResponderExcluir
  8. Noossa estou voltando e não sabia da sua gravidez!! Parabéns!
    Eu ainda não tive essa coragem pq me apego a tudo que vc relatou como contra rsrrs
    beijos

    ResponderExcluir