segunda-feira, 26 de agosto de 2013

38 semanas, tamanho de uma jaca e a pergunta: MAS CADÊ A ALICE???

Bem, vamos lá! Semana passada fiz um ultrassom de 37 semanas e 4 dias. Alice estava pesando 3,270kg, medindo quase 50 cm, não estava encaixada, mexeu o tempo todo e placenta indo de grau 2 para 3 (o último grau é o 3°). Ou seja, Alice está grandinha, gordinha, muito bem aqui dentro e manda chutinhos.

Se mãe realmente tem instinto, o meu deve estar certo, porque durante toda a gestação eu não apresentei muita ansiedade, estive calma, só arrumei a malinha sexta passada com a ajuda de uma amiga – Cris - e de uma lista de outra amiga – Régia - (se não fossem as ajudas, capaz que não teria malinha, porque eu olhava pras roupinhas e pensava: mas como arrumar tudo isso? Hahahaha). E todos os meus momentos de ansiedade foram ocasionados por pegar a ansiedade dos outros, nunca por vontade própria. E essa é Alice, quanto mais as pessoas sonham com ela nascendo e desejando tal fato, menos a Alice quer nascer. Ou seja, a Alice é realmente minha filha e do Marco Túlio por dois motivos: ser do contra (no caso, pegou isso de mim) e ser preguiçosa (pegou isso do pai). E esses dois fatos concluem o mais importante: ESTÁ TUDO NORMAL, já que uma gestação pode ir até 40 semanas e quem sabe 42!

Então vamos aos medos: ó, fulana esperou demais e o bebê comeu cocô + Fulana esperou demais e o bebê era tão grande que rasgou ela = CULTURA BRASILEIRA POR CESÁREA DESNECESSÁREA. Não culpo ninguém, eu mesma já tive esses medos antes de engravidar e estudar melhor esta fase. É nossa cultura. Tirar a coragem, o poder de parir da mulher, para colocá-la em uma cesárea que pode ser bem desnecessária. Não vou dar aulas aqui, basta um Google para os ansiosos de plantão verem que o risco de complicações em cesárea é MAIOR do que em partos normais, que 38 semanas de gravidez são mais do que normais, que bebê encaixa e desencaixa, que a ansiedade não leva a nada, que cesárea é ótima e salva vidas sim, mas quando PRECISO.

“Mas tem gente que trabalhou até na véspera do parto. Você já saiu do trabalho há 15 dias e nada! “
Sim, cada caso é um caso. Minha médica conversou comigo e por causa de muitas dores que tenho sentido (NORMAIS, dores NORMAIS), por causa de muita falta de ar, de canseira só de levantar e sentar, entre outros motivos mais íntimos/pessoais que não relatarei, foi melhor optar por eu estar em casa, mais de repouso, arrumando as coisas dela e longe de olhares pelos corredores do tipo: Carol, você é doida, vai nascer aqui no trabalho a qualquer momento (pior que fiquei tão apegada ao meu local de trabalho nos últimos dias, que se ela nascesse lá, seria bem legal e emocionante pra mim. Gente, vou voltar só pra deixar vocês com mais medo ainda!). E não, não sou tão radical. Ao primeiro sinal de algum problema sério, encaro a cesárea.

E agora, para os que sempre perguntam “A Alice nasceu?”. Minha resposta: uai, acho que não, vocês estão vendo ela por aí?

Eu, Carolina Pereira Marques, optei por um parto com PRIVACIDADE, seja ele qual for. Parir, na MINHA opinião, é algo íntimo. Como fazer filhos. Não chamei ninguém para filmar o dia em que a Alice foi feita ou para esperar do lado de fora enquanto ela era concebida (se bem que isso seria impossível, já que eu não que dia foi esse). Eu não quero ninguém em janelinhas com câmeras fotográficas cheia de flashes filmando a saída dela de dentro de mim, seja por onde for, postando fotos no Facebook. Eu não quero ninguém, fora eu e Marco Túlio e médicos, pegando a Alice em suas primeiras horas de vida. Egoísta? Não. Apenas respeito um bebê que mal saiu do seu cantinho quente e seguro e respeito a mim mesma, que passou pro todo um processo de parto e deseja calma e paz. SIMPLES. Sejam bem vindos ao meu modo de pensar.

E então, depois que ela nascer e nós duas nos recompormos, claro que vou querer mostrá-la para o mundo todo, vou querer que a peguem no colo, vou ter orgulho dela, vão todos ficar sabendo! Vou ligar, vou avisar, vou postar no Face, Instagram, no Blog e aí quero ver quem vai aguentar tanta foto. Vou adorar receber visitas, ajudas e etc. Se eu não quisesse compartilhar deste momento, não teriam tantas fotos da gravidez por aí e nem este blog. O nascimento dela não é segredo, gente. Como poderia ser?
E agora me ajudem: como avisar para pessoas tão ansiosas que ligam todo dia e perguntam se ela nasceu e que passam na porta da minha casa só pra ver se o carro está na garagem, que eu estou em trabalho de parto, indo para o hospital? Vão me enviar energias positivas ou vão ficar surtando por eu preferir ficar somente com o pai da Baby Fruta Jaca? Vão rezar por mim ou vão ficar morrendo de loucura e nervosismo com câmeras nas mãos pela menina que não nasce logo?

Finalizo este texto/desabafo com 4 links simples para quem talvez ainda não acredite em mim e ache que não está tudo bem:


E algumas fotos:

Olhaí eu começando a ficar inchada com um quadro do meu passado ao fundo. 

9 comentários:

  1. Alem da cobrança ficam os comentarios sobre a barriga alta/ baixa, as luas e etc...a galera parece q parou a vida pra ver eles nascerem..afff! Ai n tem quem aguente sem ansiedade! Mas vamos firme..to acompanhando daqui! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oláá sou nova aqui e confesso que adorei, principalmente suas footos, vc esta lindaa parabens =)

    bju
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, está bem pertinho hein!
    E tomara que a minha Alice seja como a sua e queria ficar um boooom tempo na barriguinha rs
    Vc está linda! E estou ansiosa pra ver o rostinho da princesa!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Carol, tá linda!!
    Essa cobrança é braba! Hoje fiz 40+1, imagina como estou? Dei uma fugida da internet mas foi pior, não tive sossego no telefone, e quando fui dar uma espiadinha no facebook já tinha uma galera achando que tinha nascido. A ansiedade não é só nossa, é de todo mundo, tem que saber gerenciar se não a gente fica mais ansiosa ainda. Cada caso é um caso, o importante é esperar os sinais dos nossos babys!

    Te desejo uma boa hora! Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol! Encontrei seu blog hoje e amei esse post! Acho super lúcido o que você escreveu sobre privacidade. Sempre quando vejo fotos de partos acho super legal olhar, afinal to tentando engravidar e quero passar por isso. Mas não quero tirar fotos do meu parto. Espero que seja um momento muito meu, com o apoio do meu maridex.
    Aproveite o fim da sua gravidez, descanse e organize os últimos detalhes pra chegada da sua Alice.
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Carol, acho isso muito difícil, lidar com a ansiedade dos outros =/, aff que saco!
    Alice nascerá no tempo dela, quando ela se sentir pronta para nascer, você está certíssima!
    Que vocês tenham um ótimo parto!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. adorei seu blog, ja to seguindo!!!
    Carol vc esta certa nao adianta ficar ansiosa, se eu pudesse ter tido parto normal dos meus filhos preferia mil vezes do q a cesarea, no primeiro o medico disse q tinha q ser cesarea pq minha pressão começou a ficar alta nas ultimas semanas de gestação, já no segundo a minha GO já avisou logo na primeira consulta q teria q ser cesarea pq a minha primeira cesarea era mto recente (eu engravidei meu filho mais velho tinha 9 meses) e eu corria o risco dos pontos do utero estourarem durante o trabalho de parto (qse aconteceu só com as contrações falsas) depois veio o meu pesadelo q só de lembrar eu choro, se vc quiser saber é só entrar no meu blog (esta em relato de parto Théo)

    segue o meu blog tbm http://diariodeumam.blogspot.com.br/
    bjos e um bom parto p vc q sua princesinha venha com mta saude!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah que lindoooooo suas fotos, ai sim com 24 semanas já da pra fazer assim e ficar bonita as fotos, gostei vou tentar fazer tbm! hahaha!
    Parabéns pela Alice, ta quase lááá!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo, não adianta ficar ansiosa! Apesar de ser um pouco difícil controlar tudo isso... O melhor e o mais seguro é esperar a natureza decidir. Também decidi não filmar o parto. Marido queria que filmasse para ter o registro, mas eu não me sinto confortável com essa situação...

    Beijos

    ResponderExcluir