quarta-feira, 2 de abril de 2014

A tal da Introdução Alimentar

Quando Alice tava perto de fazer seus 6 meses eu comecei a ler de tudo sobre introdução alimentar.
Pesquisei, pesquisei e fui me empolgando. Fiquei toda animada e ansiosa pra começar a dar frutinhas, papinhas, água.

Aí ela fez 6 meses. E eu fiquei perdida. E esperei a consulta ao pediatra pra ver como  começar, que horas começar. E o pediatra passou tudo explicadinho, receitinhas. E eu baixei o arquivo da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre Introdução Alimentar e fiquei até tarde da noite lendo e montando um resumo pra eu aplicar por aqui (quem quiser, eu passo, mas já aviso que é para mães dispostas a abrir mão de sucos, açúcares, etc). Pronto! Tinha todo o esquema em mãos, cardápio e horário para iniciar com frutinhas durante 1 semana.

Alice só fez careta. Cuspiu tudo. A maçã parecia limão.
A preguiça chegou e tomou conta de meu corpo. DEUSDOCÉU, é muita sujeira. Lava pra dar comida, lava depois da comida. Lava bebê, lava cadeirinha, lava chão, lava roupinha e babador pra não manchar. Sem falar que Alice agora vive no chão, então tem a nova cor marrom que tem que lavar também. Oh, God.

Ao mesmo tempo Alice começou a acordar de madrugada e não dormir mais. Seria o tal do pico do crescimento? Lá ficava eu pelas madrugadas brincando com ela. Durante o dia, ela dormia e eu caia no sono com ela, que acordava louca de fome e não aceitava frutinha coisa nenhuma, só queria peito. Enchia a barriga de leite, eu esperava mais tarde, saia tudo do horário, e compra fruta porque acabou e vamo pra rua, e passa da hora e adeus rotina pra menina aprender a comer.

Então, nesse tumulto, eu tava dando pedaços das frutas e verduras pra ela experimentar. Tava vendo métodos para bebês comerem com as mãos mesmo, pois alguns aceitam melhor. E ela odiou no começo - show de caretas, depois preferiu só comer assim. E engasgou. Mas deu tudo certo, só não pode desesperar, porém fiquei com medo de continuar.
Dia após dia, era a quantidade de uma colherzinha de sobremesa que ela comia, quando muito, dando birra pra sair da cadeirinha e mamar.

Botar a menina na frente da televisão pra ela distrair e comer? Não.
Botar mel, açúcar, geléia, bolacha triturada na fruta pra ela comer? Não.
Bater tudo e dar com leite numa mamadeira? Não.

Acho que se eu não tivesse estudado tanto, cairia nesse papo. O negócio é o seguinte, tem bebê que come um pratão de primeira ou de segunda e tem bebê que leva meses. Eu comecei a ficar ansiosa e isso só piorou. O jeito é relaxar, ficar calma e investir na paciência. Vi mães que passaram por isso e no oitavo mês o bebê finalmente começou a comer mais. Devagar e sempre, sempre pensando na saúde das crias, num é? Quem disse que introduzir alimentos é fácil? É igual amamentar: pra algumas mães é difícil no começo - e eu gosto do difícil.



Pra ficar mais difícil ainda,  um belo dia começa febre na menina. E no outro dia também. Febre atrás de febre. Noites em claro. Eu parecendo mãe de recém nascido outra vez. Voltamos ao pediatra: infecção urinária. Que dó que dá. Alice enjoadinha, chorosinha. Banhos durante o dia, remedinhos e, claro, falta de apetite.

Apesar do nó no coração pela infecção, é do difícil que eu gosto e vai dar certo! Um dia ela vai comer a quantidade de 3 colherzinhas de sobremesa, não vou desistir aqui.

Preguiça de fazer papinha. Como que eu faço? Eu tinha tantas receitinhas. Sono. Passou da hora. Hoje ela não comeu. Amanhã vai ser certinho. Dá o remédio, tá na hora. Tem que cantar, brincar, fazer graça, fazer careta, dançar pra dar o remédio. Vomitou tudo. Dá de novo. Nuh, cansei! Tem que dar papinha ainda? Lavar babador? Lavar a bebê? Oh, God. 

Aí começou a comer com as mãozinhas. Ela vê a gente comendo e quer comer da nossa mão. Ela mesma tá pegando a colherzinha e levando a comida na boca. Uai, 3 colheres! 4 colheres! 5 colheres! Uhuuuuuuuuuuuuuuuu! Tamo conseguindo!

Ainda temos um longo caminho. Água ela adora e tá aprendendo a beber sozinha no copinho com canudinho. Com as comidinhas, tô sem neuras, ela come o que conseguir e insistir e brigar com o bebê é a pior tática.

Enfim, maternidade/paternidade é sinônimo de paciência. E é pra isso que eu vivo hoje, não é? É!
#vemnimimintroduçaoalimentar

Claro, fotos desta nova fase da Baby Melancia comendo banana com as mãos:












10 comentários:

  1. Caraca, Carol! Eu poderia ter escrito esse texto! Aqui tá exatamente assim.
    Já tentei papinha, já tentei BLW... Nada!
    O que ele aceita melhor é laranja lima. Na mão dele. Sujeira total.
    Tô dando suplemento de ferro. Quero dizer, tô tentando dar. O menino não aceita. Não pode ver a colher.
    As noites aqui tb estão punk. Como vc disse, mãe de recém-nascido de novo.
    Será que vamos sobreviver? rs

    ResponderExcluir
  2. Ai, Alice! Que coisa mais linda!
    Come com a mão? Minha Zoe começa no fim de semana rs.
    Vai ser mágico. E talvez, ao ler seu relato (como de vári@s) será olímpico hehe

    As artes eu faço no Illustrator, mesmo.
    Nao sou expert, faço como posso hehe
    :D
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Agora que abriu aqui! O GIF tá linnnndoooo! haha
    Você faz no telefone? Eu baixei ontem uma app bacana pra isso!
    GifBoom Pro no iStore. Não sei se vc usa Android
    bjs
    PS: olhe seu mail, presente pra vcs 3 :)

    ResponderExcluir
  4. Esse post me deu pânico, pq exatamente nessa época volto a trabalhar, ou seja se ela não comer vai ficar com fome, se eu não dormir vou desmaiar no serviço, acho que já vou começar a rezar por aqui!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. amiga do céu, que punk... Mas já vejo um sinalzinho de melhora, né?
    aqui as coisas foram e estão sendo mais fáceis... depois tb qro fazer um post de introdução alimentar, estou esperando ele completar 8 meses pra falar mais coisas...
    Amei as fotinhos e a montagem, ficou demais... Me ensina como faz?
    E ela comendo banana com as mãos... Que fofa! Eu ainda não tive coragem de dar nada pro Davi comer com as mãos... Medo master dele engasgar...
    Mas isso aí, amiga.. Força na peruca!!! rs

    bjssss,
    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaaiiii deu 20 tipos de tremedeira amiga
    gui fará 5 meses depois de amanha
    e foi exatamente isso estou lendo tudo q diz respeito a introdução alimentar ahahaha
    se puder me manda?? *-*
    Agora paciencia é oq eu quero poder ter todos os dias pq nao deve ser facil msm rsrs
    fiquem bem
    obs: q foto engraçadaa e linda rsrs
    bjoo

    ResponderExcluir
  7. Ola Carol! Minha xara!!
    Primeira vez por aqui e adorei! Estou passando por esse processo por aqui.. Ainda estou no inicio, introduzindo cenoura q ele amou mesmo fazendo careta.. Nao sei como vai ser com as frutinhas.. Vamos ver...
    E amei as fotos!
    Vou ler mais por aqui!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Nossa, complicado né? O meu afilhado começou comer papinha semana passada também. 6 meses de aleitamento exclusivo, pensa na briga? Mas, agora ele tá "batendo um pratão" hahahaha. Acho que a demora é só adaptar aos novos sabores mesmo.
    Alice toda linda suja de papinha hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai Carol! Estou morrendo de rir....kkkkkkkk Desculpa, mas não dei conta....É desse jeito!! Uma sujeira só, uma bagunça e tem hora que vai, tem hora que não.....É muita paciência mesmo!!! Aqui em casa, Mariana só curtiu as verduras. As frutas foram um desastre só! =)

    ResponderExcluir
  10. Carol, adoro seu jeito de escrever! Imagino aqui o quanto e difícil passar por isso, mas to achando aqui que a pior coisa foi a sua expectativa mesmo... Mas e isso, vai com calma e não se preocupa que não e algo "obrigatório" começar as comidas com 6 meses exatos. Devagarinho a Alice vai se acostumar e papar direitinho. Sujeira? Sim, isso eu ainda faço ao comer, e olha que eu já tenho mais de 30! Rs!
    Beijo, Rita

    ResponderExcluir