quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mil e uma histórias sobre abortos

Conversar sobre abortos é algo bem comum. Há sempre uma história em nossa família, no ambiente de trabalho e entre as amigas. Algo que a gente comenta e tal, beijo, tchau, vamos trabalhar e fim de papo.

Aí um belo dia você engravida e todas aquelas historinhas corriqueiras se multiplicam, deixando no ar a pergunta: por que as pessoas adoram contar histórias – as piores - de abortos para mulheres grávidas?

Claro, claro, muitas pessoas apenas querem o nosso bem e então nos dão uns pequenos (gigantes) alertas, para termos cuidado, etc. Então cabe a nós grávidas a ter paciência, saber relevar certos comentários do tipo que a vizinha da fulana, com 8 semanas de gravidez, usou o mesmíssimo tipo de cinto na barriga que você está usando e perdeu o bebê.

E os ‘causos’ não são apenas de pessoas distantes e que nunca engravidaram não. Grande parte dos exemplos de bebês que nasceram mortos com 9 meses de gestação estão dentro da própria família. E são relembrados em vários almoços. E só porque a grávida resolveu fazer uma faxina na sua casa aos 5 meses de gravidez, surgem várias mulheres que perderam o bebê fazendo faxina ou tiveram sangramento naquela mesma semana fazendo algum outro esforço.

“Toma cuidado”, “Não vá fazer força”, “Cuida desse bebê aí dentro”, “Chama alguém para te ajudar” e, para finalizar com chave de ouro a faxina: “Sabia que a fulana perdeu o primeiro filho assim, igualzinho você, fazendo faxina, né?”. Saco.

E nós, grávidas, temos que ter paciência e responder que “nossa, que coisa, mas eu tô pegando leve, obrigada” enquanto pensa “que bosta essa fulana perdendo filho faxinando. Vai ver ela resolveu faxinar o telhado da casa, carregar sofá nas costas pra tirar a poeira do chão e degustar os produtos de limpeza, não?”

Uma grávida geralmente tem vários sentimentos secretos. É um momento de dúvida, ansiedade, tristeza, felicidade e medo. Eu, no começo, fiquei com muito medo de perder a qualquer momento. Sonhei com sangue nas paredes, na calcinha, na privada e na cama. Tudo fruto daquelas conversas inocentes que eu tinha sobre abortos e que vieram à tona desde o POSITIVO. Então, contar histórias de abortos para grávidas não ajuda muito, só piora. Por melhor que seja a intenção da pessoa, SÓ PIORA.

Nós grávidas continuamos tendo instintos, inteligência e raciocínio. Portanto, nós conhecemos nosso limite e se alguma coisa der errado por aí, não é necessariamente por causa de um cinto ou um salto alto, ok? OK??? Com certeza vamos aprender a lição, conhecer mais o nosso corpo e saberemos fazer diferente na próxima gestação, ok?

Enquanto vamos aprendendo a relevar certos comentários, as pessoas de nosso convívio poderiam aprender a pegar todas as historinhas de bebês que saíram durante o xixi da gestante que andou de salto o dia inteiro e jogar fora (pra não falar #enfiarnocu).


Que tragam mais mil e uma histórias de sucesso gestacional!


7 comentários:

  1. eeeita Carol que legal seu blog! Já to seguindo tb!! Esses assuntos de desgraça gravídica sempre vem à tona né? como se o comentário fosse realmente impedir qualquer coisa de acontecer..affff! Ou como se a gente fosse criança ´´brincando`` de engravidar, né? detesto o tanto que nos subestimam, ainda mais as que já são mães! =P

    Mas vamos levando né??

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  2. heeeeyyy..vc tem que colocar a caixinha pra te seguir =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, menina! Tinha me esquecido dessa caixinha hahahah já coloquei ;)
      Beijoss

      Excluir
  3. Oi Carol, td bem???
    Olha eu aqui retribuindo sua visitinha... Tô vendo que seu bloguito é novinho, né?
    Seja bem vinda... Vamos trocar mta figurinha por aqui...rs

    Ah, vc passou la no meu cantinho e disse que ia me seguir, mas acho que vc esqueceu...heheheee

    Vou te seguir mesmo assim...rs

    bjão,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol, vim retribuir sua visitinha, e te tranquilizar quanto a malinha, ou seja arrume sim a partir do sexto mês, bebês costumam nascer antes do tempo, e o 7° mês é propício a isso, ou seja é uma prevenção, já que nunca se sabe, e olha por experiência minha, que já estou na 3° gestação, não é ruim não a malinha ficar prontinha, roupinhas lavadas e bem passadas, coloca todos em um saquinho transparente desse que vendem o rolo, arruma tudo e deixa lá, não faz nenhum mal e não acontece nada, só te deixa mais segura no caso de uma emergência, é o mais certo a se fazer e olha que de emergência eu sou experiente, minha primeira filha nasceu de 8 meses, ou seja desde o setimo mês malinhas prontas só fiz pegar e correr pra maternidade, pelo que vejo vc é mamãe de primeira viajem então a dica que te dou é essa, providencie tudo já, eu nesse momento estou com 32 semanas sete meses e uma semana e meu pequeno já quer nascer, ou seja vai eu e não tenho arrumado tudo, estaria louca essa hora, estou aqui no repouso só no aguardo porém com tudo pronto... beijão minha linda espero ter te ajudado, seja sempre bem vinda lá no blog, e já estou por aqui te seguindo, com carinho da mamãe Thy!

    http://aesperadeumprincipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. consegui te seguir! Não esquece de passar no meu ;D

    ResponderExcluir
  6. Minha gravidez (apesar de conturbada socialmente) foi muito tranquila, a nenem nasceu e parece que com ela veio um manual mental de como cuidar do MEU bebe. E todos os conselhos foram válidos, mas não usei nenhum, porque como bicho-mãe segui meus instintos. Deu certo, valeu a pena e você estava lá e foi uma ótima Tia-Carol. Pronto falei. Beijo Juliana, ou melhor, beijo mãe-da-Maria-julinha

    ResponderExcluir