quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Alice, 17 dias de vida aqui fora e uma mãe zumbi

Estou zumbi. Completamente zumbi.
Me olho no espelho, vejo um corpo recém parido (quem já pariu sabe que eu tô falando daquela barriguinha) e uma cara com olheiras vermelhas. Horrível, horrível.

Hoje eu quis desesperar. A menininha que chegou em casa acordando de 3 em 3 horas para mamar, toda reloginho bonitinha, de repente passou a acordar de hora em hora e, vejam só, tem vez que dorme só 50 minutos! Resultado: tô morrendo. Tô emagrecendo (menos a barriguinha, claro), tô chorando de sono, tô tendo pesadelos, tô sem comer direito, sem ir ao banheiro direito... mas água ando bebendo que é uma beleza!

Decidi dar só meu peito pra Alice. Meu leite desceu rápido, logo no terceiro dia, e veio muito! Primeira semana e meia com seios empedrando. Fiz muita massagem, ordenhei com a mão e consegui arrumar. O bico não feriu. Lutei contra o sono e Alice, que nasceu com 3.350kg e saiu do hospital com 3.125kg, em uma semana já estava pesando 3.400kg! Me falaram que ela ia perder, mas em uma semana ela passou seu peso de nascimento.

E mama demais essa menina! Dar de mamar é lindo! Uhu! Mas... existe vida além de amamentar mesmo?
Pesamos Alice essa semana, e já está com 3.600kg. Bochechas, dobrinhas, toda fofinha.

E voltando ao assunto dela estar acordando de hora em hora. Tudo começou há uma semana, eu acho. Chegou em minha cidade um calor TERRÍVEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!! E com ele a minha bebê começou  a ficar inquieta. Nervosa. Suando pra mamar. E eu também. Foi com esse calor que ela começou a acordar de hora em hora. E acordar nervosa, enfiando as mãozinhas loucamente na boca. Agarrando o peito forte. Será cólica? Será falta de leite? Ah... com tanto sono, confesso que não estive amamentando direito nas madrugadas. Comecei a dormir enquanto ela mamava (sem deixá-la cair no chão). Não insisti tanto para ela terminar o peito. Nem ela. Muito calor. E agora?

Aí choveu e refrescou. Oba! Tudo vai melhorar. Não, não. Continua acordando nervosa. Encolhe as perninhas, chora sofrido. Mas logo pára de chorar, é só colocar no peito que tudo se resolve.

Resolvo voltar na pediatra. Na primeira consulta a pediatra me perguntou se eu era psicóloga, porque eu não tinha dúvida nenhuma. Eu e Marco Túlio estávamos tããão calmos para pais de primeira viagem que a Dra. gritou: perguntem!! perguntem!!

Aí, ok, então voltei pra perguntar (pedir por um milagre). Por que, dra. Por que ela não dorme?
Dra. sugeriu um complemento, leite em pó. Meu coração doeu. Não, eu acordo, ainda tô forte. Me passa só remedinho pra cólica. Ok. Homeopatia. Gostei. Deu cólica, dá 5 gotinhas.

Legal durante o dia. Mas de madrugada, meu Deus, como faço?? É muito sono. Estou tonta, minha cabeça dói, quase caí no chão quando levantei, socorro. Parece que funcionou na primeira noite. E só.

Alice saiu pra passear e ficou o tempo todo no meu colo e no colo do pai. Adivinhem: dormiu este tempo todo.

Minha bebê só quer colo e eu preocupada demais com visitas, com casa, roupas na máquina, louça, ajuda dos outros, com cachorras, com meu sono, quis desesperar.

Só que eu preciso me recuperar. Dormir enquanto ela dorme, me forçar a me alimentar direito, esquecer do meu parto. PRECISO. Não quero ficar refém de um complemento se eu tenho leite suficiente.

Vamo lá, Carolina, força!
Alice bravinha, dormindo no seu primeiro dia aqui fora

Agora com 17 dias, mamando agorinha.



5 comentários:

  1. Carol, calma, menina!
    Olha, a sua neném é linda demais! E ela está ganhando peso, crescendo, isso significa que você não precisa de dar complemento. Eu não sou mãe ainda mas tenho várias amigas mães, sei que é sofrido no início mesmo. O calor pode estar agoniando ela sim, e além disso bebês não mamam só pelo leite. Eles mamam pelo amor, pelo contato com a mãe!
    Tem uma técnica que é muito comum aqui nos USA, todos os meus amigos usam ou usaram já. Vi que saiu uma reportagem no Brasil (na globo) sobre isso, olha o link: http://www.youtube.com/watch?v=OPWFXJAZofM

    Boa sorte! Espero que esta técnica te ajude!
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!!!
    Primeiro, parabéns pela sua frutinha!!! Ela é muito linda e hiper saudável!
    Acabei de conhecer seu blog e adorei. Já estou lhe seguindo!
    Lendo seu texto, me vi há um ano e oito meses atrás. Sei exatamente o que é isso. Não costumo dar conselhos a ninguém, mas não resisti, ao ver que sua pediatra lhe orientou a dar complemento. Sem nem lhe conhecer, mas só pelas suas palavras, já lhe digo: você é muito forte e vai conseguir passar essa fase. Não dê complemento. O leite materno é o melhor para você e para ela. Ela não dorme porque está em pleno desenvolvimento e o leite materno é que nem uma salada de verduras, rico em nutrientes, porém leve e de fácil absorção pelo organismo. A minha mamava de 40 em 40 minutos.
    Quanto ao suor, bebês geralmente suam, principalmente na cabeça, quando estão mamando, independente de calor.
    A barriguinha ainda está cedo para voltar, mas se você manter uma dieta equilibrada e amamentar, em 3 meses ela começa a voltar. E depois, com uma hidroginástica, em 6 meses, você já está com ela zerada. Aí é só fazer uns abdominais para enrijecer.
    Depois, se quiser dar uma passadinha no meu blog, fique a vontade. Será muito bem-vinda. O post abaixo tem muito haver com você.
    Bjim!!!
    http://cademeutempo.blogspot.com.br/2013/06/quem-e-esse.html

    ResponderExcluir
  3. aiii Carolzinha..to igual! hj anthony passou o dia INTEIRINHO no peito! minha cabeça dói, to fedendo leite e qd penso q ele vai dormir começa o choro! dou mamá..qd boto pra arrotar ja começa o choro e a boquinha de passarinho procurando..! mas vamos amiga..vai passar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,

    "Tamo junto" e olha que meu Davi já tem 43 dias!!! O bom é que dizem, vai passar, é só uma fase... O lado bom vem com tudo e compensa td isso!!!
    Parabéns sua filha é lindaaaa e que bom que ela ta ganhando peso,td certo com ela, isso que importa!!!

    bjaoaooao

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aiii acho que essa fase deve ser a mais dificil mesmo.... Acho que as vezes eles choram sem motivo nenhum mesmo...sei lá... rsrs tem horas que não tem nada de errado e eles não param de chorar...
    Vc fez bem em fica só com A.M....
    Forçaaaaaaaaaaa Carol... rsrsrs

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir